FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Já há uma bolsa de emprego para as 28 mil vagas da indústria

Iniciativa decorreu no âmbito do Dia Nacional da Manufatura e pretende ajudar indústria portuguesa a preencher vagas de emprego.

industria

Numa resposta às estimativas do setor, que apontam para a necessidade de 28 mil funcionários (só nas indústrias da metalurgia e da metalomecânica), foi lançada esta segunda-feira uma Bolsa de Emprego para reunir as oportunidades existentes na indústria e ajudar as empresas a recrutar.

A bolsa arranca hoje com 40 vagas de mais de 10 empresas de norte a sul do país, para funções de soldadura, serralharia ou costura, entre outras. Grande parte das vagas são para funções a tempo inteiro e qualquer empresa do setor pode adicionar as suas vagas no site.

«A indústria portuguesa precisa de se modernizar, tanto para fazer face à procura existente como para se tornar atraente para os jovens. Todos os dias ajudamos pequenas e médias empresas a largarem de vez os blocos de papel e o excel e quisemos ajudá-los também a digitalizar os seus processos de recrutamento. Sentimos que o setor confia em nós e queremos retribuir esse apoio, o que nos leva a sair da nossa área de negócio e procurar soluções que facilitem a vida das empresas que contam connosco», declara Gonçalo Fortes, CEO da Prodsmart.

A Secretária de Estado da Indústria, Ana Lehman, já declarou o apoio à iniciativa: «é inegável que existe um desencontro entre a oferta e procura em vários segmentos do mercado de trabalho. Apesar da boa evolução registada na taxa de desemprego, ainda persistem muitas pessoas por colocar. Por outro lado, as empresas (nomeadamente industriais) referem a dificuldade de contratar recursos humanos para fazer face ao volume crescente de encomendas. Todas as iniciativas que promovam que a oferta se aproxima à procura são bem-vindas. Por esta razão a Secretaria de Estado da Indústria apoia ativamente este projeto».

Em 2017, a Prodsmart anunciou a criação do Dia Nacional da Manufactura, uma data que tem como objetivo abrir as portas da indústria portuguesa à comunidade para que todos possam perceber como esta funciona e como são feitos os objectos que utilizamos todos os dias.

A iniciativa vai decorrer no dia 4 de outubro deste ano.