FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Investigadores desenvolvem película 100% biodegradável

biomatAs proteínas vegetais são matérias primas renováveis e abundantes, facilmente obtidas a partir de subprodutos agroindustriais e com potenciais propriedades para aplicações no campo das embalagens pela sua capacidade para formar biofilmes com boas propriedades de proteção em condições secas.

 

Para além disso, por serem biodegradáveis, oferecem importantes vantagens do ponto de vista ambiental e económico. Tendo em conta estas características, um grupo de investigadores espanhóis (Biomat) fabricaram um biofilme inovador para o embalamento alimentar, 100% biodegradável e capaz de substituir as películas convencionais baseadas em recursos não renováveis

 

Este novo biofilme aumenta as propriedades dos filmes comerciais atuais, especialmente no que diz concerne à transparência e propriedades na barreira ao oxigênio e luz ultravioleta. Outro aspeto deste biofilme é a sua excelente aderência a superfícies diferentes. O biofilme desenvolvido pode ser usado em superfícies ?? consideradas “difíceis” para a indústria de embalagens, como é o caso do tereftalato de polietileno (PET). Além disso, tanto o vedante como as propriedades mecânicas do biofilme são mantidas a baixas temperaturas (-20 ° C), não se tornando um filme duro e quebradiço como acontece com alguns filmes convencionais.

 

“Nos últimos anos”, explica Pedro Guerrero, professor e investigador do Grupo Biomat na UPV / EHU – “reduzir a dependência de plásticos baseados em combustíveis fósseis tornou-se um objetivo fundamental, tanto a nível legislativo e social. A concretização deste objetivo gera necessidades em química, polímeros, embalagem e, mais especificamente, na indústria alimentar, e exige recursos de investimento em investigação e desenvolvimento de embalagens de alimentos sustentáveis. Dada esta procura de substâncias alternativas compatíveis com o meio ambiente, tanto no processo de fabricação e após a sua vida útil, a pesquisa no nosso grupo de trabalho tem-se concentrado no desenvolvimento de materiais biodegradáveis ?, ??através da recuperação de produtos industriais e análise dos encargos ambientais associados ao ciclo de vida do produto, desde a extração da matéria-prima até o descarte de materiais após o uso. ”

 

Ler aqui.