FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Hispack e Amec Envasgraf analisam a inovação atual na tecnologia de embalagem e processo

A feira 'Hispack na Fira' de Barcelona e a Amec Envasgraf, grupo setorial da comunidade de empresas industriais internacionalizadas da Amec, vão organizar um webinar esta quarta-feira, 21 de abril, às 15h00, no qual serão analisadas as principais novidades que estão a marcar a fabrico de embalagens e processos de embalagem com base nas experiências realizadas por cinco empresas espanholas: And & OR, Grupo Enplater, Gráficas Salaet, Macsa ID e Tavil. 

packaging

Este fórum técnico online, aberto à participação de empresas nacionais e internacionais e profissionais de qualquer setor de utilizadores de embalagens, servirá para divulgar algumas das principais tendências do setor de tecnologia de embalagens em Espanha principalmente relacionadas com sustentabilidade e automação que se têm acelerado durante a pandemia.

Na indústria de embalagens, fatores como a digitalização, essencial na otimização e monitorização dos processos produtivos, intralogística e da cadeia de distribuição, tornam-se cada vez mais determinantes. É também de especial importência nesta indústria a aplicação de tecnologias típicas da Indústria 4.0 para um maior grau de automação, mudanças automáticas de formato, desenvolvimento de tecnologias para embalagens ativas e maior conetividade bem como o compromisso de incorporar a eficiência energética, a sustentabilidade e a economia circular na concepção e operação de máquinas.

Neste sentido, os fabricantes espanhóis de tecnologia de embalagens interiorizaram estes conceitos na sua inovação e novos desenvolvimentos para dar respostas adequadas às necessidades de empresas em diferentes setores produtivos (alimentos e bebidas, cosmética, perfumaria, farmácia, automoção, entre outros).

O webinar, que pode ser acompanhado em espanhol, inglês e francês, é gratuito. As inscrições para participar podem ser feitas neste link. 

Com periodicidade de três anos, a Hispack é a feira de embalagem, processo e logística de referência em Espanha e uma das primeiras na Europa na sua especialidade. Organizada pela Fira de Barcelona, ​​a feira prepara a sua próxima edição, adaptada à situação atual, de 19 a 22 de outubro de 2021 no recinto de feiras Gran Via em conjunto com a feira de tecnologia Alimentar FoodTech.

A Hispack estruturará a sua oferta expositiva em cinco setores. Entre eles, o de Packaging Machinery & Process, onde apresentará toda a inovação para linhas de embalagem de produtos, processos e operações: desde equipamentos que fabricam e moldam recipientes, até máquinas de enchimento e fechamento, passando por tecnologia de leitura e verificação, linhas de transporte, embalagem e equipamento de condicionamento. A feira também incluirá o setor de Etiquetagem e Engarrafamento com máquinas e equipamentos para linhas de engarrafamento, bem como máquinas de processamento e fim de linha para bebidas ou óleos, acompanhado de soluções de etiquetagem, codificação e marcação.

Por sua vez, a Amec reúne no seu agrupamento setorial "Amec Envasgraf" as empresas espanholas mais competitivas em tecnologia de embalagens e afins. A entidade auxilia na abertura de novos mercados internacionais, na adoção de novos fatores competitivos chave e na geração de espaços de colaboração entre indústrias e de transferência de conhecimento para poder enfrentar com sucesso os grandes desafios da sustentabilidade e adaptação às mudanças.