FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Grupo Auchan junta-se à ONG Oikos para dinamizar marketplace de produtores locais

Esta parceira coloca à disposição dos clientes online da Auchan produtos locais e produtos tradicionais portugueses produzidos pelos SmartFarmers: produtores com loja aberta nesta plataforma digital.

 A Auchan Retail Portugal continua empenhada em encontrar novas formas de apoiar os produtores locais e, em janeiro de 2023, juntou-se à Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, entidade gestora do marketplace SmartFarmer, na dinamização desta plataforma dirigida aos produtores locais e focada na comercialização de produtos agroalimentares. 

O principal objetivo desta iniciativa é apoiar os pequenos e médios produtores e promover a sua aproximação aos consumidores, alavancando as suas vendas, através de uma plataforma online, e criando relações de proximidade e transparência entre produtores e consumidores, sustentadas por uma forte rede de parceiros locais. 

A comercialização dos produtos por meio desta plataforma pode ser efetuada por venda direta do produtor ao consumidor, ou por venda indireta, através de um intermediário. Este é um sistema que privilegia a proximidade geográfica e relacional entre as partes envolvidas, permitindo agregar a oferta e a procura por critérios de proximidade física (do mais próximo para o mais distante) e aceder a informação sobre o modo de produção dos bens alimentares e certificações.