FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

FIPA defende testagem nacional

A FIPA saúda o plano de expansão da testagem à Covid-19, anunciado pelo Governo, mas espera que as unidades do setor agroalimentar possam ser abrangidas por esta medida em todo o território nacional e não apenas tendo por base o critério incidência cumulativa de 480 casos/100 mil habitantes por concelho, como divulgado hoje pela DGS.

FIPA Covid-19

Pelo papel desempenhado pelas empresas do setor na vitalidade da economia e no dia-a-dia dos cidadãos é importante que a testagem regular ao setor seja feita em todo o país.

Processos de testagem mais abrangentes e rápidos, sem necessidade de prescrição clínica, são importantes para que as empresas do setor possam agir de forma ainda mais célere e manter o normal funcionamento das suas unidades de produção, bem como contribuir, sempre que necessário, para o reforço do trabalho de deteção e contenção de casos que está a ser levado a cabo pelas autoridades sanitárias competentes.

A gratuitidade do acesso aos testes é um bom sinal para a tesouraria e operacionalidade das empresas do setor que, às altamente rigorosas regras de segurança e higiene já cumpridas, têm vindo a investir fortemente em medidas de prevenção para a Covid-19.