FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Europa arranca com código de conduta para o setor agroalimentar

A Comissão Europeia deu os primeiros passos para debate e elaboração do Código de Conduta para Práticas Empresariais e Comerciais Responsáveis para o setor agroalimentar, integrado na Estratégia “Do Prado ao Prato”, tendo organizado um evento virtual, que decorreu a 26 de janeiro, em que participaram o vice-presidente executivo Frans Timmermans e a comissária Stella Kyriakides.

FIPA Código de conduta

Este Código tem por objetivo definir o caminho a seguir, em conjunto, por todos intervenientes ao longo da cadeia alimentar, na transição para um sistema alimentar da UE mais sustentável (a nível económico, social e ambiental) e que permita apoiar os consumidores na escolha de regimes alimentares saudáveis e sustentáveis.

Junho deste ano é a data prevista para que o Código esteja pronto para assinatura pelas partes interessadas, estando entre elas os setores da produção, indústria agroalimentar, operadores de serviços de hotelaria e restauração e retalhistas. Deverá ser ainda apresentado na Food Summit das Nações Unidas que decorrerá ainda este ano.

Este tema está a ser acompanhado de perto pela FIPA, em colaboração com a confederação europeia para a indústria dos alimentos e bebidas FoodDrinkEurope.

Marco Settembri, presidente da FoodDrinkEurope, participou também neste evento virtual, promovido pela Comissão Europeia. Na ocasião, realçou que o setor apoia a iniciativa e tem o compromisso de participar ativamente no seu processo de desenvolvimento, destacando que este Código deve estar, igualmente, coordenado com o Pacto Ecológico Europeu.

FONTE: FIPA