FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Empresas portuguesas aumentam a participação na Alimentaria 2024

A Alimentaria&Hostelco, a feira internacional líder em alimentação, bebidas e food service, volta em 2024 com um aumento da participação das empresas portuguesas. Assim, cinco meses antes da realização da feira, Portugal posiciona-se como o quarto país do mundo que mais espaço de exposição contratou.


Portugal Foods e Inovcluster repetem como expositores do setor International Pavilions, agrupando empresas de todo o país com uma ampla oferta de produtos lácteos, doces e conservas, principalmente. Outra dúzia de empresas participará por conta própria em diferentes salões como Interlact, Intercarn, Grocery Foods e Snacks, Biscuits and Confectionary. No total, estima-se um crescimento de 20% em comparação com a edição anterior.

Desta forma, Portugal confirma-se como um dos mercados-chave para a Alimentaria, tanto em expositores como em visitantes. De facto, já na edição de 2022, Portugal destacou-se como o terceiro país da Europa com maior número de visitantes na feira, destacando o interesse e a relevância que a Alimentaria tem para os profissionais portugueses da indústria. Além disso, a organização da Alimentaria planeia convidar uma dezena de compradores portugueses de alto nível através do Programa Hosted Buyers, com o objetivo de aumentar as oportunidades de negócio para os participantes na feira.

Um setor-chave na Península Ibérica

Espanha e Portugal são parceiros tradicionais-chave no setor agroalimentar. De acordo com dados fornecidos pela Federação Espanhola de Indústrias de Alimentação e Bebidas (FIAB), Portugal destaca-se como o segundo destino das exportações espanholas de alimentos e bebidas. No período entre janeiro e abril de 2023, registou-se um faturamento de 1.872 milhões de euros de exportações espanholas para Portugal. Este valor representa um crescimento significativo tanto em valor (19,91%) como em volume (0,87%) em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os principais produtos alimentares espanhóis vendidos ao mercado português são a carne e seus derivados - uma partida que representa quase 20% das vendas -, os peixes, crustáceos e moluscos processados e o azeite.

Por outro lado, Espanha destaca-se como o principal destino das exportações agroalimentares portuguesas, com 35% do total exportado, segundo dados da CaixaBank Research de 2022; quase metade (47,4%) são exportações de alimentos e bebidas.

Para J. Antonio Valls, diretor geral da Alimentaria Exhibitions, “Alimentaria&Hostelco continua a ser a plataforma ideal para fortalecer as valiosas relações comerciais hispano-lusas e, ao mesmo tempo, multiplicar as oportunidades de negócio e projeção das suas empresas de alimentação, bebidas e foodservice”.

Novidades da Alimentaria&Hostelco 2024

Entre as novidades da edição 2024, a Alimentaria destaca a fusão da oferta expositiva de Hostelco, o Salão Internacional de Equipamentos e Maquinaria para Restauração, Hotelaria e Coletividades, e Restaurama, o salão da Alimentaria focado no Canal Horeca e no Food Service, para se consolidar como evento de referência na Europa para o setor. Dentro de Hostelco&Restaurama serão incluídas, além disso, novidades como a área Coffee, Bakery and Pastry, bem como The Horeca Hub. A primeira oferecerá uma completa seleção de produtos e equipamentos para os setores de café, bar, padaria, pastelaria e geladaria. Além disso, este espaço contará com uma área dinâmica com atividades como workshops, demonstrações, provas, palestras e concursos, com o objetivo de promover a interação e o contato entre profissionais.

The Horeca Hub, por sua vez, tornar-se-á o epicentro do evento, oferecendo uma ampla gama de propostas destinadas a abordar os principais desafios do setor: inovação, digitalização, experiência do cliente, inteligência artificial, sustentabilidade, atração e retenção de talento, e diferenciação. Este espaço contará com exibições de cozinha ao vivo, degustações, palestras, conferências e jornadas para profissionais. Também serão exibidas soluções inovadoras e serão realizados concursos como o de Cozinheiro e Garçom do Ano, entre outros eventos. Além disso, será dada maior importância à área de restauração coletiva com a incorporação da nova área “Restauración en Colectividades Meeting Point”, que reunirá empresas do setor num espaço dedicado a palestras e demonstrações.

A oferta do evento estará estruturada em nove salões setoriais: os 'veteranos' Intercarn, Restaurama, Interlact, Expoconser e Snacks, Biscuits & Confectionary, juntamente com os de nova criação Coffee, Bakery & Pastry, Organic Foods, Fine Foods e FoodTech. A eles juntar-se-ão os setores transversais Grocery Foods (produtos de grande consumo), International Pavilions e Lands of Spain (que reúne as regiões e comunidades autónomas de Espanha), além do salão Alimentaria Trends, que inclui as áreas para segmentos em ascensão Vegan Foods, Free From (alimentos sem alérgenos), Halal Foods e Functional Foods.

Intercarn, o salão dos produtos cárneos e derivados, voltará a ser a área mais extensa na próxima edição da Alimentaria. Com mais representação empresarial do que nunca, Intercarn 2024 também contará com um maior número de grandes compradores internacionais convidados, provenientes de mercados estratégicos para o sector da carne.