FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Embalagens mais Sustentáveis

A europeia The Alliance for Beverage Cartons and the Environment (ACE) definiu um roteiro para 2030, com o objetivo de criar embalagens mais sustentáveis para uma cadeia de abastecimento de alimentos, renovável, circular e baixa em emissões de CO2.

embalagens

Através deste roteiro, a indústria europeia de embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL) compromete-se a agir em todas as fases da cadeia de produção, desde o abastecimento sustentável ao impacto no meio-ambiente e à reciclagem.

Em comunicado, a ACE afirma que os objetivos passam por conseguir uma taxa de recolha de 90% e de reciclagem de 70% até 2030 para embalagens ECAL, bem como promover a descarbonização da cadeia de valor da indústria em 1,5 o C, em linha com o consenso científico.

Para tal, o compromisso passar por definir que, em 2030, as embalagens e cartão para alimentos líquidos e bebidas serão feitos apenas com material reciclado ou renovável, totalmente reciclados e recicláveis, feitos inteiramente de matérias-primas de origem sustentável e com menor pegada de carbono.

Para Annick Carpentier, diretora-geral da ACE, «o setor estabeleceu objetivos ambiciosos para os próximos dez anos. Queremos continuar a manter um diálogo com os decisores da UE para assegurar a criação de quadros regulatórios que permitam apoiar o caminho da indústria em tornar as embalagens ECAL a escolha mais sustentável para o presente e o futuro». A responsável acrescenta que «o setor continua a investir em inovação e novas tecnologias para aumentar a reciclagem de embalagens de cartão para alimentos líquidos e precisa de uma estrutura política que continue a apoiar os nossos investimentos e inovação na próxima década».

A elaboração deste roteiro juntou a ACE, e os seus associados, SIG Combibloc, BillerudKorsnäs, Elopak, Stora Enso e Tetra Pak. Está disponível no site da ACE.