FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Devolver garrafas de plástico vai dar vales de compras

Os portugueses que entreguem garrafas de plástico nos supermercados vão passar a ter direito a vales de compras. O projeto-piloto arranca em janeiro de 2020, com 23 máquinas distribuídas por todo o país.

Plástico

A informação foi apurada pelo Correio da Manhã, junto de uma fonte ligada ao processo e, entretanto, o Ministério do Ambiente confirmou a iniciativa. O projeto é financiado financiado pelo Fundo Ambiental em cerca de 1,7 milhões de euros.

Na fase piloto, serão aceites apenas garrafas de plástico de água ou refrigerantes, por exemplo. Para já, as garrafas de bebidas lácteas, como as de iogurtes líquidos, ficam de fora. Em troca, o consumidor vai receber da máquina um vale em papel que permite descontos em compras ou até mesmo fazer doações para instituições de solidariedade social.

Para garrafas entre 0,1 e 0,5 litros o reembolso será de dois cêntimos. Já para garrafas entre 0,5 e 2 litros, o valor sobe para cinco cêntimos, segundo as regras já publicadas em Diário da República. O valor poderá vir a ser superior no futuro, dependendo do grau de adesão nestes meses de teste.

A medida tinha sido anunciada em 2018 e seria implementada ainda este ano. Contudo, a portaria do projeto-piloto e a avaliação das candidaturas só foram publicadas em julho passado, o que acabou por ditar o atraso da implementação das novas medidas de combate às alteraçõs climáticas.