FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Depositadas 12 milhões de embalagens de bebidas

O projeto-piloto de recolha de embalagens de bebidas em plástico em máquinas automáticas, promovido pela indústria das bebidas e o setor do retalho, totaliza 12 milhões de embalagens depositadas pelos consumidores, desde o seu início em março de 2020, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática.

Embalagens

Este projeto "Quando do Velho se Faz Novo, todos ganham. Ganha o Planeta!", promovido pelas associadas da FIPA - Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal e PROBEB (Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas) - e pela APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição) possibilitou a reciclagem de cerca de 350 toneladas de PET, incorporado em novas garrafas de bebidas, sendo depositadas, em média, 39 000 embalagens por dia.

Por embalagem depositada em cada uma das 23 máquinas automáticas instaladas em grandes superfícies comerciais em Portugal Continental, o consumidor recebe um talão de desconto em compras ou com um valor a reverter como donativo para instituições de apoio social. No total, foram emitidos talões no valor de 510.000 euros, tendo os consumidores atribuído 10 mil euros aos apoios sociais. Agora, e até 15 de setembro, o projeto-piloto entra numa nova fase, dedicada exclusivamente a donativos a 23 instituições de apoio social, previamente selecionadas online pelos consumidores.

Financiado a 100% pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Ação Climática, no montante de 1,655 milhões de euros, o projeto-piloto permite a aquisição de experiência para a definição e operacionalização do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas em plástico, vidro, metais ferrosos e alumínio.

FONTE: FIPA