FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Consulta pública sobre nitrosaminas nos alimentos: explicação do projeto de parecer

Nitrosaminas (ou mais formalmente N -Nitrosaminas) são compostos químicos que podem se formar nos alimentos como resultado da preparação e processamento de alimentos. Foram encontrados em vários tipos de géneros alimentícios, tais como produtos à base de carne curados, peixe transformado, cacau, cerveja e outras bebidas alcoólicas. As nitrosaminas também podem estar presentes numa variedade de outros alimentos, como carne cozida, vegetais processados, cereais, leite e produtos lácteos, ou alimentos lêvedos, em conserva e condimentados. Algumas nitrosaminas são genotóxicas (podem danificar o DNA) e cancerígenas (podem causar cancro). O projeto de parecer da EFSA avalia os riscos para a saúde pública relacionados com a presença de nitrosaminas nos alimentos.

A Prof. Bettina Grasl- Kraupp é a presidente do grupo de trabalho do Painel dos Contaminantes da Cadeia Alimentar (CONTAM) da EFSA que elaborou o parecer sobre as nitrosaminas, atualmente em consulta pública até 22 de novembro de 2022.

Poderia descrever brevemente o trabalho que fez? Quais são os principais resultados?

Começamos por avaliar os potenciais danos causados pelas nitrosaminas aos seres humanos e aos animais. Em seguida, o Tribunal avaliou os riscos para a saúde da população da UE. A avaliação conclui que é altamente provável que, para todos os grupos etários, a exposição por via alimentar às nitrosaminas seja superior ao nível que poderia indicar um problema de saúde.

Como avaliou o risco destas substâncias genotóxicas e cancerígenas?

Ao avaliar as substâncias genotóxicas e cancerígenas que não estão intencionalmente presentes na cadeia alimentar, a EFSA calcula uma margem de exposição (MOE) para os consumidores. O MOE é uma razão de dois fatores: a dose a que se observa um efeito adverso pequeno, mas mensurável, e o nível de exposição a uma substância para uma determinada população. Em geral, um rácio superior a 10.000 indica uma baixa preocupação para os consumidores.

Na nossa avaliação, consideramos a incidência de tumores hepáticos em roedores como o principal efeito nocivo da exposição às nitrosaminas. Aplicamos a potência carcinogênica da nitrosamina mais potente (N-nitrosodietilamina, ou NDEA) às outras nitrosaminas encontradas nos alimentos para gerar um pior cenário.

Esta avaliação está relacionada com o parecer da EFSA sobre nitratos e nitritos publicado em 2017?

Os nitritos podem estar ligados à formação de nitrosaminas. No âmbito da nossa reavaliação da segurança dos nitritos e nitratos efetuada em 2017, os peritos da EFSA constataram níveis elevados de nitrosamina nos produtos à base de carne, mas não dispunham de informações suficientes para ligar estes níveis aos nitritos adicionados intencionalmente aos alimentos.

Quais são as atuais lacunas de conhecimento? Que informações adicionais gostaria de receber durante a consulta pública?

Estamos interessados em receber feedback sobre todos os aspetos do nosso parecer, em especial sobre os cenários de avaliação da exposição utilizados, a fim de reduzir a incerteza no cálculo da exposição através do regime alimentar. A incerteza deve-se à elevada proporção de resultados de ocorrências abaixo dos limites de quantificação e à disponibilidade limitada de dados para a avaliação da exposição por via alimentar das nitrosaminas.

Como podem as universidades e outras partes interessadas contribuir para o parecer final?

O projeto de parecer científico está aberto a consulta pública até 22 de novembro de 2022, o que constitui uma boa oportunidade para enviar comentários e comentários. Congratulamo-nos com todos os contributos!

Fonte: EFSA