FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Calha articulada C6: novo modelo com materiais otimizados resistentes ao desgaste

 Na Hannover Messe, a igus apresentou o projeto de um novo sistema de calhas articuladas leves e sem emissão de partículas. A elevada resistência ao desgaste é crucial para os componentes de máquinas em salas limpas. Por isso, a igus desenvolveu agora as C6, calhas articuladas concebidas para cumprir a mais elevada classe em salas limpas.

A nova série foi especialmente concebida para aplicações em máquinas com maior comprimento sem suporte e baseia-se nas bem sucedidas séries da igus E6 e E6.1 para salas limpas. Um novo sistema de ligação e um polímero de elevada performance, tribologicamente optimizado, tornam o sistema da igus ainda mais fácil de montar, com funcionamento mais suave e virtualmente isento da emissão de quaisquer partículas no movimento.

A igus desenvolveu uma nova série de calhas articuladas sob a abreviatura "C6". O "C" significa o seu local de utilização: as "cleanrooms", ou seja, as salas limpas - e "6" para o número de peças individuais por cada elo. O novo sistema de calhas articuladas foi desenvolvido pela igus com base nas suas bem sucedidas séries de calhas articuladas E6 e E6.1, que são utilizadas em todo o mundo, e agora ainda mais optimizado como projeto de estudo. Com o novo sistema de calhas articuladas, os cabos e as mangueiras são guiados de forma suave e resistente ao desgaste, mesmo com distância média em salas limpas, por exemplo, na produção de componentes electrónicos, na indústria de semicondutores, em máquinas de embalagem, em equipamento médico e também na indústria farmacêutica. Para isso, a igus conta com um novo sistema de ligação entre os elos individuais das calhas, o que as torna mais fáceis de montar e leves, bem como mais robustas e amortecedoras de vibrações. "Na série C6, reduzimos ao mínimo a superfície de contacto no movimento, por isso garantimos um desgaste extremamente baixo e um funcionamento silencioso", explica Jörg Ottersbach, Diretor da Unidade de Negócio de calhas articuladas na igus GmbH. "Além disso, com o nosso conhecimento sobre plásticos para movimento, desenvolvemos um novo material especificamente para todos os pontos que têm contacto com os cabos. Isso minimiza ainda mais o atrito." O novo desenho reduz o peso em 74 por cento, relativamente à série anterior.

A C6 para cumprir a mais elevada classe em salas limpas

A ideia para a série C6 foi desenvolvida em colaboração com um grande fabricante de equipamentos eletrónicos e o Instituto Fraunhofer IPA. "Ficámos encantados por poder submeter as calhas articuladas a testes rigorosos e desenvolvê-las diretamente com os peritos desta indústria e da investigação em salas limpas", afirma Andreas Hermey, Diretor do desenvolvimento dos sistemas de calhas articuladas na igus. As séries de testes com o novo modelo de calha articulada está atualmente a decorrer no laboratório interno para salas limpas em Colónia. "Os testes iniciais mostram a elevada resistência ao desgaste destas calhas, por isso estamos muito optimistas que também receberá a classe 1 para salas limpas", diz Hermey "Com o novo desenho desta série, estamos já preparados para os futuros requisitos em salas limpas, que determinarão ainda menos partículas do que a classe ISO 1."