FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Bruxelas aprova a aquisição da alemã Omira pela Lactalis

A Comissão Europeia aprovou, nos termos do Regulamento Europeu de Fusões, a aquisição indireta da empresa alemã de produtos lácteos, Omira, pelo grupo francês, Lactalis.

lactalis

As atividades das empresas sobrepõem-se no mercado de fornecimento em França e no mercado de produtos lácteos longa vida em Itália e na Eslovénia.

A Comissão concluiu, entretanto, que a fusão proposta não daria origem a preocupações com a concorrência, dado o pequeno aumento na participação de mercado que resultaria da concentração e da presença de muitos outros concorrentes bem estabelecidos.

Garantia de preço de dez anos

Em junho, 97,8% dos acionistas da Omira votaram a favor da aquisição. Na ocasião, a Omira disse que a decisão garantiria perspectivas futuras positivas para ambas as plantas da Omira (Ravensburg e Neuburg) e uma garantia de preço do leite de 10 anos para todos os produtores de leite.

Após a aprovação formal do negócio, as operações comerciais da Omira no dia a dia, incluindo todos os contratos dos empregados (com todos os regulamentos de negociação coletiva e o tempo de serviço dos funcionários) serão transferidas para a Omira Industrie GmbH. Em um segundo passo, a Lactalis assumirá a Omira Industrie GmbH.

Fornecimento de leite cru

A Omira Oberland-Milchverwertung GmbH permanecerá independente sob a posse dos produtores de leite da Omira. Sua única função será a aquisição e gestão do fornecimento de leite cru.

A empresa continuará a recolhero leite dos produtores individuais e das cooperativas e a vendê-lo em grande volume para a Lactalis.

Todos os contratos - incluindo períodos de aviso - entre produtores individuais de leite, cooperativas e a Omira Oberland-Milchverwertung GmbH permanecerão intactos.

O preço do leite será garantido através de contratos assinados com a Lactalis que entrarão em vigor a partir de 1 de setembro de 2017 até pelo menos 31 de agosto de 2027.

Fonte: MilkPoint