Brasil continua a importar vinhos e produtos alimentares portugueses

AEP com empresas dos setores alimentar e vinhos em S. Paulo e Campinas.

vinhos

A AEP – Associação Empresarial de Portugal e um grupo de empresas, dos setores alimentar e vinhos, partem este fim-de-semana para o Brasil para mostrarem os seus produtos na feira APAS, que se realiza em S. Paulo, entre 6 e 9 de maio, e para participarem no evento Vinhos & Sabores, que acontece em Campinas, no dia 11 de maio.

Para a AEP, a participação nas duas ações surge pela importância das relações comerciais entre os dois países, mas, sobretudo, pelo facto de em 2018 as exportações portuguesas de vinho para o Brasil terem crescido 16,4% e os produtos alimentares atingido os 8,6%.

Para além destes fatores, a AEP, que participou no evento pela primeira vez em 2006, sabe que a APAS é uma feira que centraliza os grandes negócios da distribuição, reúne expositores de todas as cadeias de supermercados do Brasil e é um espaço privilegiado para o lançamento de produtos e para conhecer as novidades e as tendências do mercado.

Para apoiar o processo de internacionalização das empresas portuguesas na América do Sul, desde 1999 que a AEP tem, na cidade de São Paulo, a Exponor Brasil, empresa do universo AEP que se dedica à organização e gestão de eventos promocionais, conferências e missões comerciais.

Na APAS, no Espaço de Portugal vão estar as empresas de vinhos Manuel Costa e Filhos, PV/Malaquias, Grande Porto e Adega Figueira Castelo Rodrigo. A Imperial e Binómio (chocolates), a Outeirinho (água), a Joalpe (artigos de plástico) e a Litografia Coimbra (embalagens). Destas, 40% já estão representadas no mercado brasileiro.

No dia 11 de maio, as empresas partem para Campinas, uma das regiões mais dinâmicas do Brasil, para participar no evento Vinho & Sabores, que se traduz numa prova de vinhos e de gastronomia, com a presença de convidados (trade, imprensa e consumidores classe A) com gosto pelo vinho e pela gastronomia portuguesa e com um elevado poder de compra.

A Região Metropolitana de Campinas é composta por 20 municípios paulistas, representa 1,8% do PIB nacional e 7,81% do PIB paulista - cerca de 105,3 bilhões de reais – e é a décima maior região metropolitana do Brasil e a segunda maior região metropolitana de São Paulo.

BOW - Business on the Way

O programa BOW - Business on the Way é desenvolvido pela AEP Internacional, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projetos Conjuntos – Internacionalização.

Para 2019, a AEP tem um ambicioso programa para a internacionalização das empresas portuguesas, que conta com 45 ações (23 feiras, 20 missões empresariais e 2 missões empresariais inversas) em 44 mercados.

No âmbito do BOW, em 2018, a AEP Internacional participou em 22 feiras internacionais, organizou 15 missões empresariais e 5 missões inversas, onde participaram mais de 300 empresas portuguesas.