FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

BGI e EIT Food abrem programa de formação sobre sistemas agroalimentares sustentáveis e circulares

A BGI (Building Global Innovators) abriu inscrições para um novo programa de formação co-financiado pelo EIT Food, que visa capacitar os seus participantes com os conhecimentos e as ferramentas necessárias para se tornarem agentes de mudança nas suas áreas de atuação dentro do setor agroalimentar.

A Inspire: Circular AgriFood Autumn School é um programa de três semanas, destinado a estudantes universitários, investigadores e profissionais que queiram conhecer novas tecnologias de ponta e aprender a integrar os princípios da circularidade no setor agroalimentar. Através de uma série de sessões interativas e atividades práticas, conduzidas por especialistas da área, os participantes vão desvendar os desafios e as oportunidades dos sistemas agroalimentares atuais e desenvolver as suas capacidades empreendedoras para criar novas soluções que tornem o sector mais sustentável e inovador.

Com início a 25 de setembro, a formação terá um formato híbrido. As duas primeiras semanas de sessões serão conduzidas virtualmente, com uma combinação de recursos de aprendizagem assíncronos e sessões virtuais interativas. Durante a terceira semana, em Arruda-dos-Vinhos, os participantes vão aprimorar as suas soluções com a orientação personalizada de profissionais e mentores da área. No final, as soluções serão apresentadas a um júri em forma de pitch, e a equipa vencedora receberá um prémio de 5.000€ a utilizar em serviços de mentoria prestados pelos organizadores.

Para marcar a conclusão do programa, no dia 19 de outubro os participantes serão convidados a participar no Agrifood Open Day 2023, organizado pelo EIT Food Portugal Hub em parceria com o Município de Arruda-dos-Vinhos, onde poderão conectar com stakeholders da indústria agroalimentar e explorar possíveis colaborações.

A Inspire: CircularAgriFood Autumn School é organizada em colaboração com o Food4Sustainability, com a Universidade de Aarhus, na Dinamarca, e com a Universidade de Wageningen, nos Países Baixos.

Os interessados em realizar a formação poderão inscrever-se até o dia 21 de setembro, através da página oficial do programa.