FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Bens de grande consumo crescem 2,8%

  • 28 janeiro 2019, segunda-feira
  • mercados

Na última quadrissemana de 2018 (de 3 a 30 de dezembro), correspondente ao período de Natal, os bens de grande consumo apresentaram um dinamismo de 1% sobre um período homólogo que já era muito positivo.

bens

De acordo com os dados da Nielsen, neste Natal, as responsáveis por este crescimento foram as marcas de fabricante (+1,9%) contra um decréscimo de 1% das marcas da distribuição.

No total do ano, os bens de grande consumo aumentaram 2,8%, com as marcas de fabricante (+3,3%) a crescerem acima das marcas da distribuição (+1,9%).

Em dezembro, o setor da alimentação manteve-se estável em relação ao período homólogo (+0,1%). As marcas de fabricante apresentaram um dinamismo de 1,5%, permitindo a estabilização deste setor, no qual as marcas da distribuição recuaram 2,4%.

No total do ano, esta categoria foi a mais dinâmica, com um crescimento de 3,1%. Neste período acumulado, as marcas de fabricante registaram um aumento de 4,1%, enquanto as marcas da distribuição cresceram 1,6%.

Na altura de Natal, o setor das bebidas manteve-se estável em relação a um período homólogo muito positivo.

Ao contrário daquilo que aconteceu com as restantes categorias, foram as marcas da distribuição (+5,1%) que apresentam a performance mais positiva, uma vez que as marcas de fabricante desceram 0,2%.

No total do ano, as bebidas cresceram 2,8%, notando-se um dinamismo superior das MDD+PP (+4,3%). As marcas de fabricante também aumentaram 2,5%.