Auchan reforça compromisso com a sustentabilidade e recebe Certificação Ambiental e Energética
A Auchan Retail Portugal foi distinguida com as certificações ISO 14001 (Ambiente) e ISO 50001 (Energia) atribuídas pela SGS, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental. Este marco representa o resultado de esforços persistentes da Auchan para aprimorar continuamente o desempenho ambiental e energético, promovendo práticas empresariais responsáveis e conscientes.
Desde o início do compromisso com a certificação ambiental, em 2008, a Auchan não só manteve, como expandiu significativamente os seus esforços. Até 2023, 15 lojas receberam a certificação ambiental, e uma foi certificada energeticamente. Em 2024, elevou para 65 lojas certificadas (35 lojas Auchan e 30 espaços My Auchan), incluindo a sede da empresa.
A obtenção destas certificações reforça o compromisso da Auchan em "Alimentar uma Vida Melhor e Preservar o Planeta". Com seis eixos de atuação definidos na sua Política Ambiental e Energética, a Auchan está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), consolidando o seu compromisso com a descarbonização, o uso responsável do plástico, a economia circular, a biodiversidade, a educação e a monitorização contínua do seu desempenho ambiental e energético, com uma comunicação transparente de resultados.
“Este é mais um passo significativo na jornada da Auchan para combater as alterações climáticas, promover práticas comerciais responsáveis e alimentar uma vida melhor enquanto cuida do planeta”, refere Rita Cruz, Diretora de Responsabilidade Corporativa Ambiental e Social da Auchan Retail.
A Auchan é a única retalhista com o sistema corporativo certificado em SA8000, ISO 14001 e ISO 50001 – responsabilidade social, gestão ambiental e gestão de energia, respetivamente –, reforçando a sua posição como líder responsável no setor de retalho.
A confirmar o compromisso da empresa com a sustentabilidade, que leva a Auchan a receber estas certificações, estão os mais recentes dados que afirmam a redução de 9% do desperdício alimentar face a 2022, o encaminhamento atual de 94% dos resíduos para a valorização, o facto de 85% das embalagens de serviço serem reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis e 100% do consumo de eletricidade ter garantia de origem renovável.
A empresa está, assim, determinada a continuar a promover práticas comerciais conscientes, contribuindo ativamente para um futuro mais sustentável.