FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

ASPOC lança livro “Prato do dia: Carne de Coelho – Antigas e novas receitas da cozinha mediterrânea”

A Associação Portuguesa de Cunicultura (ASPOC) anuncia a publicação de um livro exclusivo de receitas de carne de coelho, que celebra a versatilidade e a riqueza culinária deste ingrediente. Com o título "Prato do dia: Carne de Coelho – Antigas e novas receitas da cozinha mediterrânea”.

O livro apresentado ao público, no dia 11 de novembro, no Palácio da Independência, em Lisboa é um projeto que contou com a colaboração do Chef Hélio Loureiro, que atuou não só como autor principal, mas também como coordenador e embaixador do livro. Além disso, o Chef Hélio Loureiro convidou uma seleção de chefs de renome nacional para contribuírem com as suas receitas de carne de coelho, acrescentando um toque único e diversificado ao livro. Entre os chefs convidados estão Justa Nobre, Paula Peliteiro, Leonel Pereira, António Nobre e Marco Gomes.

O livro também é enriquecido com o prefácio escrito por Virgílio Nogueiro Gomes e fotografias de Jorge Simão.

Além das diversificadas receitas, o livro inclui um capítulo especial dedicado à componente nutricional da carne de coelho e seus benefícios na integração de uma dieta equilibrada e saudável. Os conteúdos foram cuidadosamente elaborados em colaboração com a Associação Portuguesa de Nutrição (APN), com o objetivo de fornecer informações importantes aos leitores.

A carne de coelho tem uma longa tradição na gastronomia portuguesa, sendo uma presença constante ao longo da história. Este livro pretende destacar a riqueza histórica da culinária nacional, oferecendo aos leitores um vislumbre das antigas e novas tradições culinárias, apresentadas por chefs reconhecidos pelo seu compromisso em promover a cultura gastronómica portuguesa.

António Fernandes, vice-presidente da ASPOC, considera que “este é um importante projeto que surge no âmbito da campanha “O Segredo da Dieta Mediterrânea” que temos desenvolvido ao longo dos últimos três anos, através da qual apelamos ao consumo da carne de coelho, fomentando mensagens de redescoberta da mesma”.

O Chef Hélio Loureiro afirma: “No receituário português, encontramos muitas referências à carne de coelho, servido e confecionado de muitas e variadas formas, sendo que é um alimento que atravessa a nossa história e está representado em inúmeros livros de cozinha. Assim, este livro pretende precisamente mostrar a riqueza histórica da gastronomia nacional, dando-nos a conhecer a tradição culinária deste importante ingrediente”.

O livro “Prato do dia: Carne de Coelho – Antigas e novas receitas da cozinha medite, vai estar disponível em livrarias, com um pvp estimado de 18,00€.