FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Agroalimentar representa 13% do emprego em Portugal e 8,5% das exportações

  • 17 outubro 2016, segunda-feira
  • mercados

A Conferência “Do Prado ao Prato – Informar para viver melhor” teve lugar a 13 de outubro, durante a Cerimónia de entrega de prémios da 7ª Edição dos Food & Nutrition Awards (FNA), no Centro de Reuniões da Fil (Parque das Nações).

premios

A cerimónia contou com a participação do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

Promovidos pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas em parceria com a GCI e já na sua 7ª edição, os prémios Food & Nutrition pretendem estimular o empreendedorismo, valorizar a produção nacional e promover estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis.

Para Luís Medeiros Vieira, secretário de Estado da Agricultura e Alimentação «o setor agroalimentar tem revelado uma dinâmica notável, quer numa lógica de competitividade pura, quer no impacte positivo na sustentabilidade do território, com uma taxa de crescimento superior ao resto da economia. Este setor representa atualmente 3,7% do valor acrescentado da economia, 13% do emprego, 12,6% das importações e 8,5% das exportações de bens e serviços. O crescimento médio anual das exportações agroalimentares atingiu os 8% desde 2000 e os casos de empreendedorismo apresentados nos Food & Nutrition Awards ilustram bem esta realidade».

Para José Manuel Costa, Presidente da GCI «os Prémios Food and Nutrition reconhecem que a inovação agroalimentar é um fator chave para o crescimento económico em Portugal, para a criação de emprego e para a renovação do nosso tecido empresarial. Nos últimos 7 anos, recebemos meio milhar de candidaturas disruptivas e ambiciosas que muito nos orgulham e nos fazem acreditar que a trajetória do setor agroalimentar em Portugal tem capacidade e espaço para continuar a crescer».

Célia Craveiro, Presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas completa «aquilo que comemos influencia o que somos e por isso, é nossa ambição divulgar e premiar produtos, empresas e serviços que procurem processos produtivos cada vez mais sustentáveis e inovadores, adaptados ao consumidor de hoje».

Prémios

Pedro Graça, com os Vídeos de Receitas “Nutrimento”, venceu a Categoria Iniciativa de Mobilização, onde também foram premiados com Menções Honrosas o “Super Gang dos Frescos” do Lidl & Cia, o “Come Tudo – na cantina” do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida e o “Programa Peso Saudável” de Tatiana Fernandes.

Na Categoria Investigação e Desenvolvimento o prémio foi para o “Rose4pack”, de Ana Teresa Sanches Silva, e as Menções Honrosas para os projetos “Determinantes de hábitos alimentares e adiposidade na infância”, de Catarina Durão e “Desenvolvimento e otimização de snacks saudáveis à base de iogurte”, do Instituto Superior de Agronomia.

O prémio Categoria Produto Inovação foi para Ernesto Morgado com a gama “Pato Real NutriMinuto”, e as Menções Honrosas para o projeto Cento e Quatroº, para as “MASSAS MILANEZA WOK - Espirais e Macarrão” da Cerealis - Produtos Alimentares e para a “Nutrium”, da HEALTHIUM.

Na Categoria Sustentabilidade Alimentar venceu a “Fruut” da Frueat - Produtos Alimentares e o “Programa Leite de Vacas Felizes” da BEL Fromageries Portugal e o “Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar do Município de Torres Vedras” receberam as Menções Honrosas.