FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

A segurança e manutenção industrial na Tecnoalimentar 24

Na edição n.º 24 da revista TecnoAlimentar, o dossier principal é dedicado à segurança e manutenção industrial no setor agroalimentar, focando-se em compreender as diferentes estratégias para a eficácia das diferentes indústrias.

TA 24

A manutenção é indispensável numa organização que pretende aumentar a eficácia e fiabilidade operacional, minimizar o desperdício e a satisfação do cliente, reduzindo custos da operação e permitindo tirar o máximo proveito dos ativos. Esse é o maior desafio que a indústria alimentar enfrenta atualmente.

Atualmente verifica-se que os planos de manutenção, enquanto garantia do bom funcionamento dos equipamentos de processo e serviços auxiliares (higienização, produção de frio e calor, entre outros), têm um peso muito elevado no orçamento anual das organizações e, como tal, é necessário a redefinição do papel desta como parte indispensável de um projeto de uma indústria.

Nas páginas deste dossier poderá encontrar uma caracterização sobre os diferentes tipos de manutenção, bem como os relatos experientes de algumas fábricas nacionais.

dossier conta com um artigo da APMI sobre a manutenção como vetor estratégico na área industrial; a explicação dos benefícios pós-implementação de um sistema informatizado de gestão da manutenção; um estudo sobre acidentes de trabalho na indústria de transformação de carnes; uma reportagem com testemunhos sobre a manutenção nas diferentes indústrias alimentares; um artigo sobre a manutenção 4.0 – a monitorização inteligente das correntes evita paragens e uma análise da robótica colaborativa na automatização da indústria alimentar.

Nesta edição, conte ainda com os seguintes artigos:

- A robótica na indústria alimentar – Processos produtivos eficientes da MAQANA

- Conservantes alimentares e edulcorantes: Segurança, benefícios e ocorrência em alimentos – Parte II

- MOVI-C® – Os acionamentos perfeitos para a indústria 4.0

- MOBFOOD – O projeto mobilizador do setor agroalimentar nacional

- Porque são os insetos uma nova fonte de alimento? – Parte I

- Diferenças entre soluções de embalamento

- Segurança dos alimentos em tempo de Covid-19

- Projeto CFD4CHEESE – Aplicação de apoio à decisão de investimento em novas câmaras de cura de queijos

- Feiras e eventos

Para efetuar a assinatura da revista TecnoAlimentar, clique aqui. 

Veja as últimas edições da TecnoAlimentar aqui.