FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

A importância do "packaging" ecológico para os alimentos biológicos

As embalagens sustentáveis são essenciais para aquelas empresas que produzem produtos biológicos. A Smurfit Kappa desenha e fabrica soluções ecológicas recicláveis, renováveis e 100% biodegradáveis, adaptadas aos produtos frescos, biológicos e ecológicos, para não desperdiçar matéria-prima de forma desnecessária, o que permite reduzir os resíduos e a contaminação. Além disso, o facto de serem reutilizáveis minimiza a quantidade de emissões de CO2 que são libertadas.

EMBALAMENTO

Todas as embalagens ecológicas destacam-se por serem fabricadas com matérias-primas recicláveis e cujo processo de produção minimiza a pegada de CO2. São requisitos cumpridos na perfeição pelas embalagens fabricadas em cartão canelado, que se podem reciclar até sete vezes e cuja matéria-prima (papel) é proveniente da madeira, material orgânico que se descompõe de forma natural no nosso ambiente, sem o afetar de forma negativa. Além disso, ao contrário do que se pode crer, este tipo de soluções é proveniente de plantações locais, controladas e certificadas por organismos tão prestigiados como o Forest Stewardship Council (FSC®), uma grande garantia e tranquilidade para os clientes da Smurfit Kappa e os consumidores.

Os produtos frescos, biológicos e ecológicos são benéficos para o nosso organismo, tal como as embalagens de cartão canelado são a melhor alternativa para albergá-los. Porque ambos, produto e packaging, favorecem a sustentabilidade e a proteção do ambiente, bem como a saúde dos consumidores que cada vez mais se preocupam em manter fortalecido o seu sistema imunitário, com o sabor daquilo que comem e as vitaminas que contém, e em evitar produtos químicos, corantes ou conservantes durante o processo de produção.

Estas soluções melhoram a reputação da marca, já que os consumidores também têm uma preocupação cada vez maior com a ecologia e o respeito pelo ambiente, bem como pelos resíduos gerados, pelo que as embalagens de cartão canelado se estão a converter no caminho a seguir para cumprir os seus requisitos de sustentabilidade. Por isso, as empresas devem agir com responsabilidade e integrar nos seus produtos o conceito dos R (Reduzir, Reciclar e Reutilizar), apostando no mais sustentável e eficiente.