FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Plástico vence metal: os casquilhos iglidur L350 vencem em termos de rotação rápida e desgaste lento

O novo material para rotações constantemente altas supera em testes os casquilhos sinterizados e é agora ainda mais vantajoso.

plastico

Como resultado de investigação e desenvolvimento contínuos, a igus apresenta agora um novo material isento de lubrificação e manutenção, para velocidades particularmente altas em funcionamento contínuo.

O iglidur L350 é especialmente adequado para a utilização em ventiladores, ventoinhas ou motores elétricos e a um custo ainda mais baixo. Em testes de rotação no laboratório de testes da igus, o material deu provas do seu grande potencial em relação a soluções metálicas.

Em particular nas aplicações em que predominam rotações permanentemente rápidas, a fricção e o desgaste desempenham um papel particularmente importante.

O iglidur L350 constitui um outro material da igus isento de lubrificação e manutenção, concebido para rotações permanentemente altas. O novo plástico de alto desempenho para aplicações com movimento destaca-se em relação a outras soluções, como os casquilhos metálicos sinterizados, pela sua resistência muito mais elevada ao impacto e carga nos extremos.

No laboratório de testes da igus, os casquilhos iglidur L350 demonstraram ainda, a rotações de 1,5 m/s, um desgaste cerca de três vezes menor.

Enquanto os casquilhos sinterizados atingiam visivelmente os seus limites a rotações ainda superiores, os valores de fricção e desgaste dos casquilhos deslizantes iglidur L350 mantinham-se constantemente baixos.

Casquilhos deslizantes tribológicos e económicos para aplicações dinâmicas

Graças à reduzida dilatação térmica dos casquilhos, é possível utilizar o novo material mesmo em condições ambientais exigentes com temperaturas de até +210 °C.

Devido à baixa absorção de humidade, é também seguro o contacto com diversos líquidos. Graças à contínua investigação, foi ainda possível baixar o preço do iglidur L350 em 50% relativamente a materiais igus comparáveis.

O iglidur L350 é adequado para uma grande variedade de aplicações, desde ventiladores, ventoinhas e motores elétricos, até simples eletrodomésticos. É a alternativa aos casquilhos sinterizados impregnados de óleo, tanto para primeira instalação como para adaptação posterior.

Os casquilhos deslizantes de iglidur L350 podem ser calculados e encomendados online, sendo que o material está ainda disponível para o desenvolvimento e a produção de geometrias e soluções de casquilhos personalizados.