FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

País de Gales aposta na luta contra o Desperdício Alimentar

foodwasteO País de Gales identificou um problema com o desperdício de comida ao longo da cadeia de criação de valor da indústria de produção alimentar, e está a colocar em prática um plano para o combater. Uma instituição de gestão do desperdício do Reino Unido (Chartered Institution of Wastes Management) reportou que o Ministro dos Recursos Naturais galês, Carl Sargeant, apresentou oficialmente o “officially launched the Food Manufacture, Service and Retail Sector Plan” como parte do objetivo global do daquele país em atingir desperdício zero e viver dentro dos seus limites ambientais no ano 2050.

Este plano contra o desperdício alimentar direciona-se para a promoção da inovação e reciclagem enquanto reduz o desperdício através de toda a cadeia de fornecimento, com um foco em três áreas:

– Prevenção do Desperdício: O plano prevê um objetivo de redução do desperdício em 1.2% todos os anos nos setores do retalho e restauração e 1.4% na indústria.

– Preparação para reutilização e reciclagem: o governo está a colocar um grande ênfase não só na reciclagem em geral, mas em processos mais criativos para tornar a reciclagem mais proveitosa. Um dos objetivos é enviar mais desperdício alimentar a ser enviado para plantas de biometanização, onde poderão ter uma segunda vida útil como combustível para gerar energia renovável e fertilizantes. Outro objetivo e separa mais eficientemente produtos para que seja mais fácil incorporá-los no composto, e encorajar o uso de materiais reciclados.

– Tratamento e Eliminação de Resíduos: para encorajar ainda mais a reutilização e a reciclagem, o País de Gales está a fazer algumas outras formas de eliminação de resíduos menos atraentes. “É imperativo fazer uma mudança na quantidade de resíduos alimentar recolhidos nas indústrias, passando de um rácio muito baixo de recolha atual para um nível de pelo menos 80% no retalho e 90% na indústria até 2015″, segundo o Plano.

Algumas iniciativas do governo galês incluem o apoio às empresas para efetuarem uma adequada gestão dos resíduos através de programas educacionais e incentivos, e proibindo a incineração ou a deposição em aterro.

“É vital que as empresas galesas possam ser competitivas e resilientes nos mercados mundiais”, disse o ministro na apresentação desta iniciativa. “Assegurar um fornecimento seguro dos materiais e efetuar um uso mais eficiente dos mesmos é a chave para o sucesso, assim como o potencial evitar desperdícios e tornarem-se mais eficientes.

Pode consultar o documento emitido pelo governo galês aqui.