FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Novo tribofilamento da igus permite impressão de peças robustas e resistentes ao desgaste

O filamento iglidur I190 garante uma produção rápida de peças extremamente resistentes ao desgaste. Para fabricar peças resistentes ao desgaste em dimensões especiais de forma rápida e económica, a igus desenvolveu agora um novo filamento universal: o iglidur I190. É notável a sua elevada resistência à flexão mecânica (80 MPa). O material otimizado tribologicamente não requer lubrificação ou manutenção e pode ser utilizado em todas as impressoras 3D disponíveis no mercado com camas de impressão aquecidas.

igus 1
A igus desenvolveu um novo filamento universal para impressão 3D: o iglidur I190. Permite imprimir peças especiais resistentes ao desgaste, como casquilhos deslizantes com grande resistência mecânica à flexão (80 MPa).

Na construção de estruturas de montagem, os utilizadores procuram sempre peças especiais deslizantes e resistentes ao desgaste que optimizem a operação de produção. As peças são frequentemente de design rápido, mas o fabrico personalizado com moldagem por injeção ou processamento mecânico envolve um grande custo e é muito caro para pequenos lotes. Cada vez mais empresas estão, por conseguinte, a fabricar as suas peças especiais em impressoras 3D. Para imprimir peças altamente resistentes, a igus, especialista em plásticos, desenvolveu agora um novo material universal. “O iglidur I190 é notável principalmente pela sua elevada resistência, tornando resistentes até mesmo as estruturas delicadas no componente impresso", diz Tom Krause, responsável pela Divisão de Fabrico Aditivo na igus GmbH. O iglidur I190 é também adequado para o desenho de componentes deslizantes multi-materiais porque funciona muito bem em combinação com materiais muito rígidos. O novo filamento isento de lubrificação pode ser utilizado muito facilmente em todas as impressoras 3D disponíveis no mercado com camas de impressão aquecidas. As peças impressas podem ser utilizadas em temperaturas até 90°C.

O iglidur I190 supera facilmente os plásticos standard nos testes

O novo material provou a sua durabilidade num teste no laboratório interno da igus de 3 800 metros quadrados. Um casquilho impresso em 3D em iglidur I190 foi testado contra casquilhos impressos em ABS e poliamida assim como casquilhos injetados em POM e nylon. Os resultados mostraram que os casquilhos impressos da igus tinham até 50 vezes mais resistência ao desgaste do que os casquilhos standard em plástico. O iglidur I190 também se saiu bem na competição interna - 80 a 46 MPa de resistência à flexão a mais quando comparado com o filamento iglidur I150 compatível com alimentos. A igus tem atualmente um total de oito filamentos para impressão por FDM e três polímeros de elevada performance para impressão por SLS. Pode encomendar o material e utilizá-lo com a sua própria impressora 3D ou utilizar o serviço de impressão 3D da igus. Para estes últimos, pode simplesmente carregar o ficheiro STEP diretamente no configurador, selecionar o material, introduzir a quantidade desejada e submeter a encomenda. No prazo de apenas três a cinco dias, a peça especial resistente ao desgaste será entregue. 

igus2

Um casquilho impresso em 3D em iglidur I190 foi testado contra casquilhos impressos em ABS e poliamida assim como contra casquilhos injetados em POM e nylon. Os resultados mostraram que os casquilhos impressos da igus tinham 50 vezes mais resistência ao desgaste comparativamente com casquilhos em plásticos standard.