FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

GASIN lança o novo túnel de congelação criogénico Easy Freeze (EF)

O Grupo Air Products no qual a GASIN se integra, ampliou a sua gama Freshline® no que respeita ao processamento alimentar.

gasin

Por Gasin

A mais recente adição à gama de túneis de congelação, o túnel Freshline® Easy Freeze, foi especialmente desenhado para oferecer uma solução sem complicações para todos processadores alimentares que desejam começar uma linha de congelação com uma quantidade até 500kg/hora.

Esta aposta deve-se ao crescente interesse de se optar por uma congelação criogénica em detrimento de outras tecnologias.

Isto acontece porque as tecnologias de congelação criogénica utilizam temperaturas extremamente baixas através do azoto liquido (-196⁰), assegurando por isso uma velocidade de congelação excecional.

Para além da redução significativa do tempo de congelação, há também um ganho da redução no tamanho dos cristais de gelo.

Só atendendo a estas duas características já estamos perante várias vantagens visto que há uma redução da perda de peso causada pela desidratação, e também há um aumento da qualidade do produto e melhoria da textura, preservação do aspeto e cor do produto.

Mas as vantagens do túnel de congelação criogénico Freshline® EF não ficam por aqui pois este túnel foi concebido para ser a solução mais fácil para iniciar uma nova linha de congelação, senão vejamos:

a) É acessível em temos de custos, pois pode ser disponibilizado em regime de aluguer. Para além disso tem uma rápida instalação, fácil utilização (interface intuitivo e menus pré-programados), manutenção e limpeza e é um equipamento com design in-house personalizado, seguro e higiénico.

b) Apresenta uma excelente eficiência na utilização do azoto líquido, para além de muito reduzidas dimensões, pelo que é uma solução excelente para locais, onde o espaço é precioso.

c) Pode congelar praticamente todos os produtos.

d) Contém o serviço Freshline® Process Intelligence, que permite uma monitorização remota do equipamento para otimizar os seus processos.

e) Engloba todas as soluções Freshline ® da Gasin, nomeadamente uma congelação criogénica ultrarrápida e de elevadíssima qualidade, com um azoto de grau alimentar em conformidade com todas as regulamentações e melhores práticas.

Pode também contar com formação em segurança e apoio técnico para otimização do processo e obtenção da melhor relação custo/qualidade no produto congelado.

No que respeita às especificações gerais, o congelador Freshline® EF é um túnel de congelação criogénico de fácil utilização. É a solução ideal para processadores de alimentos que pretendam iniciar-se nos sistemas de congelação ou aumentar a sua capacidade de congelação até 500 kg/h (dependendo do produto) com um investimento inicial mínimo.

Por outro lado sempre que haja necessidade de congelar volumes superiores, há sempre a hipótese de recorrer aos já conhecidos congeladores Freshline® MP.

O congelador Freshline® EF está disponível com largura de 1 tapete (1000 mm),pode ser equipado com uma gama de tapetes, com vários tipos de malha (para poderem ser utilizados com diversos tipo de produto) e 2 medidas de comprimentos de tapete (4 ou 6 metros).

Se desejar saber mais sobre este túnel de congelação assim como os requisitos elétricos e pneumáticos por favor contactar a Gasin diretamente, ou através do email: proposta@gasin.com.

Acerca da GASIN

A Gasin, fundada em 1966, produz, distribui e comercializa gases industriais, medicinais e de alta pureza, imprescindíveis à produção de produtos e ao adequado desenvolvimento da vida quotidiana em âmbitos tão diversos como a alimentação, a saúde, o lazer, investigação, entre outros.

Desde 1995 que faz parte do Grupo Air Products, uma empresa líder mundial de Gases Industriais com mais de 75 anos de experiência e que está presente em mais de 30 setores da indústria.