FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Embalagens: Inovar na origem

A Fundação Ellen MacArthur acaba de lançar o guia “Inovação na origem”, um documento cujo objetivo é ajudar as organizações a inovarem em matéria de embalagens e resíduos de embalagens, partindo da capacidade de identificar e rastrear os problemas e as questões que estejam a impedir na raiz a evolução para a circularidade.

Inovação na origem

Destinado a profissionais de marketing, designers de produto, engenheiros dedicados ao desenvolvimento de embalagens e profissionais dedicados à economia circular, este documento conta com um conjunto de dicas práticas, estruturas de apoio à tomada de decisão e casos de estudo.

Este guia desenvolve-se tendo como referência três grandes estratégias de inovação na economia circular: 1. eliminação (a embalagem é eliminada, mantendo ou melhorando a experiência do utilizador); 2. reutilização (em vez de descartadas após o uso, as embalagens são reutilizadas, criando valor tanto para os usuários quanto para as empresas.);  3. circulação de material (a embalagem é projetada para que os materiais dos quais ela é feita possam ser reciclados ou compostados).

Todas as informações e o guia completo estão disponíveis.