FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Edenred e Too Good To Go unem-se contra o desperdício alimentar

A Edenred Portugal e a Too Good To Go uniram-se na luta contra o desperdício alimentar. Através desta parceria, as duas entidades irão dinamizar um conjunto de iniciativas com vista à sensibilização da comunidade e à adoção de hábitos mais responsáveis.

Too Good To Go

Em Portugal, estima-se que mais de 1 milhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano, o que representa 17% da produção alimentar nacional. O desperdício alimentar é um problema com implicações não só ao nível dos alimentos deitados fora, mas também do subaproveitamento de recursos usados no processo de produção, sendo responsável por 8% das emissões mundiais de gases com efeito de estufa.

A promoção de comportamentos alimentares saudáveis e sustentáveis sempre foi um dos principais compromissos da Edenred. No âmbito da sua estratégia de responsabilidade social, a Edenred Portugal tem-se empenhado na sensibilização dos mais de meio milhão de utilizadores do cartão Euroticket Refeição e dos 14 000 mil parceiros de restauração.  Exemplo disso é o programa FOOD, uma iniciativa do Grupo que conta com o apoio da União Europeia e, em Portugal, da DGS – Direção-Geral de Saúde.

Por seu lado, a Too Good To Go tem sido um importante agente no combate ao desperdício alimentar, agilizando o processo de revenda de alimentos, produzidos na restauração e em perfeito estado para consumo, que, de outra forma, seriam deitados fora. Através da sua App, a Too Good To Go dá, assim, uma nova oportunidade aos estabelecimentos de vender comida que está em ótimo estado e, por outro lado, ao utilizador final, a oportunidade de consumir refeições e alimentos de forma consciente e saborosa. Ambos contribuindo para um mundo mais sustentável.

Mauro Borochovicius, diretor-geral da Edenred Portugal, afirma: «Como companheira diária das pessoas no trabalho, a Edenred está empenhada no seu compromisso de zelar pelo bem-estar das pessoas, de fazer uma diferença positiva nas suas vidas e de criar valor para toda a comunidade. Isso significa assumir a responsabilidade de que todos temos um contributo a dar para construção do mundo que desejamos. Através desta parceria com a Too Good To Go, damos mais um passo para a concretização deste desígnio, promovendo a alimentação saudável, a poupança e uma eficiente gestão dos recursos, enquanto dinamizamos a economia e protegemos o meio ambiente. Acreditamos efetivamente que, juntos, fazemos a diferença!»

Por seu lado, Madalena Rugeroni, country manager da Too Good To Go Portugal, refere que «o desperdício alimentar é um problema verdadeiramente transversal, independentemente do tipo de cozinha ou estabelecimento, e a necessidade de o reduzirmos em todas as frentes a principal motivação da Too Good To Go. O facto de podermos contar com o apoio de um grupo como a Edenred Portugal reforça a nossa intenção em apostar num mercado cada vez mais diversificado e abrangente, disponibilizando a novos parceiros uma aplicação que já conta com uma comunidade de quase 150 mil utilizadores».