FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Celebra-se hoje o “Dia Mundial do Leite Escolar”

A Associação Nacional dos Industriais de Laticínios (ANIL) relembra a efeméride que se assinala hoje, dia 26 de setembro.

leite

O ‘Dia Mundial do Leite Escolar’ é celebrado em todo o Mundo na última quarta-feira deste mês.

Promovido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), foi celebrado pela primeira vez em 2000, e tem como intuito festejar os benefícios e o sucesso dos programas de leite escolar.

Atualmente, mais de 40 países em todo o mundo comemoram os benefícios do leite para a saúde nas crianças em idade escolar.

É o dia, por excelência, para promover uma melhor compreensão dos produtos lácteos, a sua proveniência, como são produzidos, a sua composição nutricional e principalmente de que forma integram um padrão alimentar diário saudável.

Em Portugal, as escolas desempenham um papel vital ao garantir a distribuição de leite, pois de uma forma fácil, saborosa e acessível, permitem que as crianças a obtenham a dose diária recomendada de nutrientes essenciais, entre os quais proteína, cálcio e iodo.

A ANIL incentiva todas as escolas a fomentarem a comemoração deste dia, por ser uma excelente oportunidade de concentrar a atenção num alimento altamente nutritivo e no estabelecimento de atitudes e bons hábitos alimentares que perdurarão vida fora. Recorda aos pais que o leite e os produtos lácteos são importantes complementos numa merenda/lanche saudável.

De acordo com as recomendações nutricionais nacionais, as crianças em idade escolar devem consumir 2 a 3 porções de leite e produtos lácteos por dia.

O leite, nas suas diferentes apresentações, é um excelente fornecedor de proteínas de elevado valor biológico, importantes no crescimento e manutenção da massa muscular, vitaminas e minerais, como o cálcio, tão importante para os ossos e dentes das crianças em fase de crescimento. O leite fornece também vitamina D, fundamental para a absorção do cálcio e mineralização óssea, assim como iodo, nutriente essencial para o desenvolvimento cognitivo.