FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Baixo Guadiana: há uma app e um roteiro gastronómico para potenciar o agroalimentar

A Odiana lançou na semana passada várias ferramentas promocionais e empresariais, como o «Roteiro dos Sabores do Baixo Guadiana» e uma inovadora aplicação que divulga o património agroalimentar e turístico.

carne

Promover e impulsionar o Baixo Guadiana são alguns dos objetivos destes produtos que integram a Estratégia de Promoção Turística da Odiana, apresentados durante o Fórum de Encerramento dos Projetos SIAC, em Alcoutim, numa sala com mais de 40 empresários e produtores.

«O objetivo deste roteiro é estimular não apenas o conhecimento, mas a oferta, tanto ao nível de produtores tradicionais, como de restauração, e ainda atuar na sensibilização da comunidade para o fomento do consumo de produtos locais», refere a Odiana, que junta os municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

A apresentação começou pelo «Roteiro dos Sabores do Baixo Guadiana», que a associação considera ser «um hino à valorização e promoção dos saberes ancestrais».

O roteiro é um mostruário da identidade agroalimentar do Baixo Guadiana, contemplando os produtos agroalimentares mais emblemáticos e as receitas mais típicas, como peixes do rio, borregos assados no forno, ensopados, grelhados, o afamado gaspacho, os saborosos pratos de caça, os cozidos e açordas, o marisco e o peixe da costa, ainda os deliciosos doces com receitas de alfarroba, amêndoa, figo e mel.

O roteiro, em versão digital, encontra-se disponível aqui.

Para além do roteiro, também foi oficialmente apresentada uma inovadora aplicação com georreferenciação para dispositivos móveis, a aplicação «Choose our Food», com uma abordagem sinérgica à realidade do setor agroalimentar.

A principal funcionalidade é a georreferenciação dos produtores e produtos regionais identificados, correlacionando-os com o «Roteiro dos Sabores».

Esta possibilidade permite a exploração e divulgação das unidades produtivas e de oferta gastronómica, promovendo a disseminação das atividades existentes.

A «app» está disponível para Android e brevemente em iOS, com opção para descarregar o roteiro.

Já está disponível para download no Google Play, intitulada «Choose our Food».

Fonte: Região Sul