FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

15 alimentos que protegem o sistema imunitário

  • 20 outubro 2014, segunda-feira
  • mercados
sabugueiroO site WebMD, que fornece informações na área da saúde, criou uma lista de 15 alimentos que potenciam o sistema imunitário -o processo biológico responsável por proteger o organismo contra doenças.
1 – Bagas de Sabugueiro
O extrato destas bagas escuras é capaz de o proteger contra o vírus da gripe, de acordo com estudos recentes. O fruto é rico em antioxidantes e tem também a capacidade de combater a inflamação.
2 – Cogumelos
Este alimento, apesar de ser pobre em nutrientes, é composto por mineral selénio e antioxidantes. Os níveis baixos de selénio estão relacionados com um desenvolvimento rápido da gripe no corpo humano. Também a riboflavina e a niacina, vitaminas do complexo B, desempenham um papel importante na defesa do sistema imunitário. Alguns estudos revelaram que os cogumelos têm efeitos antivirais, antibacterianos e antitumorais.
3 – Açaí
Conhecido como “superalimento”, o açaí é, a par dos mirtilos, rico em antioxidantes conhecidos como antocianinas. Estas protegem o corpo ao combater o envelhecimento e podem ser consumidas sob a forma de sumo ou secas para misturar com outros alimentos.
4 – Ostras
A par do seu efeito afrodisíaco, as ostras são também ricas em zinco mineral, com grande efeito antiviral e na cura de feridas.
5 – Melancia
Hidratante e refrescante, a melancia é composta por glutationa, um antioxidante poderoso. É eficiente no combate a infeções.
6 – Repolho
Este alimento é uma fonte de glutamina, responsável por reforçar o sistema imunitário. O repolho costuma encontrar-se em qualquer supermercado durante os meses de Inverno e deve adicionar-se na sopa.
7 – Amêndoas
Uma mão cheia de amêndoas poder protegê-lo do stress. Esta porção contém metade da dose diária necessária de Vitamina E. Este fruto seco contém riboflavina, niacina e vitamina B.
8 – Toranja
O principal composto deste fruto são os flavonóides e é também rico em vitamina C, essencial no reforço do sistema imunitário.
9 – Gérmen de Trigo
O gérmen de trigo é um grão de trigo que alimenta a planta de trigo e, por isso, está cheio de nutrientes. Contém zinco, antioxidantes e vitaminas do complexo B. Este alimento oferece também uma boa mistura de fibras, proteínas e gorduras boas.
10 – Iogurte Magro
Um copo por dia poder reduzir a probabilidade de apanhar uma constipação. Estudos recentes relacionaram a vitamina D, presente nestes iogurtes, com riscos mais baixos de contração do vírus da gripe.
11 – Alho
O alho, conhecido por conter vários antioxidantes, combate os invasores do sistema imunitário, entre eles o H.pylori, conjunto de bactérias associadas a úlceras e ao cancro no estômago.
12 – Espinafres
Também conhecido como “superalimento”, o espinafre é rico em nutrientes. Contém ácido fólico, que ajuda o corpo a produzir novas células, e repara o ADN. Possui também fibras, antioxidantes e vitamina C.
13 – Chá
Tanto o chá verde como o preto são ricos em polifenóis e flavonóides, essencias no combate a doenças. Estes antioxidantes procuram as células radicais livres que danificam o sistema imunitário e destroem-nas. A cafeína tem um efeito semelhante.
14 – Batata-doce
Tal como a cenoura, a batata-doce contém beta-caroteno, um antioxidante que elimina os radicais livres. Este alimento possui também vitamina A, que retarda o envelhecimento e reduz o risco de desenvolvimento de certos tipos de cancro.
15 – Brócolos
Um estudo recente revelou que um composto químico presente nos brócolos ajuda a estimular o sistema imunitário. Para além disso, este alimento tem muitos nutrientes importantes como vitamina A, vitamina C e glutationa.
Fonte: webmd (via boas noticias)