FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Intertek: «o parceiro de confiança na garantia total da qualidade»

intertek

Entrevista: Ana Clara

Fotos: Intertek 

Sílvia Barros, Coordenadora Food Service e Tânia Mendes, Responsável Comercial Food Service & Business Assurance, explicam o posicionamento da marca e as áreas em que atuam no mercado Agroalimentar. 

TecnoAlimentar: Falem-me um pouco do historial da empresa. Como e onde começou e onde se posiciona hoje em termos de mercado?

Sílvia Barros e Tânia Mendes: A Intertek foi fundada por Caleb Brett em 1885. Com mais de 130 anos de história, somos pioneiros na garantia da qualidade no mundo da Indústria. Para a Intertek, a garantia total da qualidade deve  estar na vanguarda da sua atuação, pelo que, e fazendo mais uma vez história, recentemente revolucionou os  seus serviços, redefinindo-os como soluções "ATIC" (A-Garantia, T-Testes, I-Inspeções e C-Certificações). Hoje, a Intertek conta com cerca de 42000 colaboradores distribuídos por 1000 laboratórios e escritórios localizados em mais de 100 países. Somos uma força global, focada na constante inovação, para oferecer um atendimento de excelência aos nossos clientes. Em Portugal desde 1989, a Intertek assume-se como o parceiro de confiança na garantia total de qualidade. 

TA: Atuam em várias áreas mas gostava que me falasse em concreto da Alimentação e Agricultura. Que serviços prestam e quais se destacam mais?

SB e TM: Efetivamente, a nossa área de atuação abrange diversos setores. Concretamente na Alimentação e Agricultura, as soluções “ATIC” assentam em quatro pilares fundamentais: Garantia da Qualidade, ajudando os nossos clientes na identificação e mitigação de riscos inerentes às suas atividades na cadeia alimentar; Testes, avaliando se os produtos e serviços correspondem às exigências de Qualidade e Segurança Alimentar; Inspeções, verificando o cumprimentos das especificações de matérias-primas e produtos; e Certificações, reconhecendo formalmente que os produtos e serviços dos nossos clientes cumprem com normativas internas e/ou externas. Os serviços de validação de rotulagem, auditorias (a fornecedores, internas, de diagnóstico, de certificação), análises a alimentos e alimentação animal, inspeções a produtos e processos e formação são, indiscutivelmente, áreas cruciais na garantia total da qualidade. 

TA: Avaliações de qualidade, risco e segurança, auditorias e certificação de produtos são ofertas muito concretas. O que vos distingue nesta matéria de outras ofertas, na mesma linha, no mercado, tendo em conta que o reconhecimento internacional que têm?

SB e TM: A atuação da Intertek vai para além do controlo físico da qualidade através de Testes, Inspeções e Certificações. Oferecemos um conjunto de soluções que permitem assegurar que os sistemas e procedimentos operacionais dos nossos clientes funcionam apropriadamente. Para tal, continuamos a expandir a nossa rede de auditores e técnicos especializados, mantendo a excelência no processo de seleção, qualificação e avaliação contínua. Trabalhamos para exceder as expectativas dos clientes, partilhando o nosso expertise de forma consistente, atempada e apaixonada. 

TA: Em que mercados atuam e que outros podem estar na calha em breve? Que parcerias têm estabelecido ao nível desta área e com que entidades? Pode dar dois ou três exemplos.

SB e TM: Há mais de um século que a Intertek apoia empresas em todo o mundo, através da sua extensa rede de laboratórios e auditores espalhados pela Europa, América, Ásia, África e Oceânia. Fiel ao espírito dos seus fundadores, cuja visão pioneira permitiu a antecipação às necessidades dos clientes com inovações ousadas, a Intertek continua a apostar na expansão e especialização da sua rede, através de parcerias e aquisições que reforcem a estrutura já existente. Exemplos de recentes aquisições que fortaleceram as capacidades da Intertek no Setor Alimentar incluem: o laboratório ScanBi Diagnostics (2014) especializado em análises de ADN e proteínas para os setores agro-biotecnológico e alimentar, entre outros; o organismo certificador DIC - Dansk Institut for Certificering (2015) e a empresa FIT-Italia Food International Trust (2016), especializada em serviços de análises, inspeções e certificações para o retalho e agricultura. 

TA: Nesta área da qualidade e certificação, qual a estratégia e margem onde ainda podem avançar e atuar? Têm linhas definidas, no futuro, quanto a isto?

SB e TM: Para além da segurança dos produtos, os consumidores e as entidades governamentais estão cada vez mais conscientes da forma como a produção de bens de consumo influencia a vida dos trabalhadores, as comunidades e o ambiente. Em resposta a esta problemática, a Intertek tem vindo a colaborar com grandes marcas e retalhistas, ajudando-os na gestão das suas cadeias de fornecedores ao avaliar o risco dos seus negócios, capacidades e competências, condições de trabalho, qualidade e segurança do produto, proteção das instalações e sustentabilidade ambiental. 

TA: Na área da Rotulagem Alimentar, que serviços prestam?

SB e TM: Reconhecendo a importância da informação que é prestada aos consumidores, a Intertek conta com um Centro de Excelência para validação de rotulagem que trabalha no sentido de otimizar todo o processo de validação. Tirando partido da nossa posição gobal, e do conhecimento dos nossos especialistas no que respeita à legislação específica de cada país, o nosso objetivo é facilitar a entrada de produtos em novos mercados, assegurando que a rotulagem destes corresponde aos requisitos legais nacionais e internacionais. 

(continua). 

Nota: Entrevista publicada na edição impressa da TecnoAlimentar 12

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa. 

Contacte-nos através dos seguintes endereços: 

Telefone 225899620 

E-mail: marketing@agropress.pt