FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Como o CSB-System o ajuda a digitalizar a sua empresa

Os fabricantes de produtos alimentares não têm a vida facilitada. Têm de se adaptar.

A concorrência é global e as flutuações de preços são constantes, as cadeias de abastecimento cada vez mais complexas e o mercado cada vez mais exigente relativamente à qualidade do produto, rastreabilidade, segurança e valores nutricionais. Como se não bastasse, têm de lidar com todo o panorama atual de pós-pandemia, guerra e inflação.

Neste contexto, a abertura de novos canais de vendas e a digitalização dos processos industriais podem ser de grande ajuda, por via de soluções software desenvolvidas à medida da indústria alimentar. De um modo geral, o CSB-System permite a prossecução de quatro objetivos estratégicos:

1. Impulsionar o crescimento da empresa através de tecnologias digitais;

2. Aumentar a sua competitividade através de processos mais inteligentes;

3. Tirar partido dos dados para uma tomada de decisão mais rápida;

4. Melhorar a resiliência através da otimização dos processos.

IMPULSIONAR O CRESCIMENTO

O consumidor é cada vez mais um player decisivo na determinação dos padrões da indústria alimentar – “O cliente é que manda!”. A mais recente pandemia veio acelerar o tema do e-food e pôs em evidência o benefício do investimento em lojas online: quem vende através do seu canal digital, fora da clássica presença nas prateleiras do grande comércio retalhista, tem maiores oportunidades de vendas e de crescimento do negócio.

A CSB-Webshop comunica com o ERP da CSB-System sem interfaces. Isto assegura que não há interrupção de suporte entre a aquisição e o processamento de informação. Pode finalmente dizer-se adeus às soluções “em ilha”, entradas duplas, problemas de interface e sincronizações manuais. Além disso, o CSB--System pode ser utilizado na cloud e em apps para smartphones e tablets.

O ERP é abrangente e oferece funcionalidades alargadas para todos os setores da cadeia de abastecimento: das Compras à Produção, do Armazenamento às Vendas, passando pela Contabilidade, Arquivo de Documentos e Business Intelligence. As soluções CSB-System são flexíveis e escaláveis, permitindo uma integração e análise dos dados eficazes desde “o prado ao prato” (from farm to fork) e uma rápida adaptação às alterações do lado da procura.

CRIAR PROCESSOS MAIS INTELIGENTES

A força de muitas empresas do setor alimentar reside na qualidade do produto. Mas isso não pode existir sem um conhecimento exato dos processos de produção. As aplicações MES e CIM do CSB-System têm como principal função a gestão e o controlo da produtividade da fábrica. Os módulos da CSB-System envolvem encomendas e expedição, produção e planeamento, receção de matérias- primas, rastreabilidade, gestão de qualidade, bem como a ligação direta à maquinaria atuando como um MES (Manufactoring Execution System).

A manutenção preditiva e as soluções robotizadas tornam tudo ainda mais inteligente. Neste contexto, o processamento de imagem industrial também desempenha um papel importante na automação da fábrica: com o CSB-Eyedentifier® é possível automatizar a inserção, identificação, classificação e destino dos artigos. O CSB-Image-Meater®, por outro lado, oferece um método inovador para a classificação comercial objetiva e transparente de carcaças de suínos, com uma automatização completa do processo.

TOMAR DECISÕES MAIS RÁPIDO

O acesso rápido a dados corretos é o desafio diário para quem tem de tomar decisões. Por isso, um sistema capaz de fornecer números fiáveis desempenha um papel decisivo. Enquanto software integrado que comunica com todas as áreas da empresa, o CSB-System, com funções como o planeamento da produção em diferentes cenários temporais, a elaboração de relatórios em relação aos KPI’s mais importantes, a otimização da gestão de armazéns e os dados de finanças e controlo, acelera os processos e o acesso à informação. Porque cada processo digitalizado gera dados a partir dos quais se podem tomar decisões. De repente, torna-se transparente qual é a margem bruta de um produto, ou qual o fornecedor que oferece a melhor qualidade, ou se existem “becos sem saída” na rastreabilidade.

MELHORAR A RESILIÊNCIA E A CAPACIDADE DE REAÇÃO

Processos de gestão eficientes e uma gestão flexível da cadeia de fornecimento tornaram-se muito mais importantes durante a pandemia. Mas, numa análise mais aprofundada, a atuação sobre estas questões críticas revelou-se extremamente estratégica: o CSB-System ajuda a enfrentar os desafios atuais, mas é também uma ferramenta para atuar sobre eventos imprevistos e flutuações do mercado: o planeamento de vendas, por exemplo, impõe previsões para o futuro que se baseiam em dados de capacidade de armazenamento, otimização de stocks, planeamento de rotas de entrega, etc. Por outras palavras, a monitorização digital abrangente da criação de valor, desde a receção de mercadorias até à entrega do produto, torna a cadeia de produção tão flexível quanto possível e melhora a sua resiliência.

PROJETO ESTRATÉGICO PARA OS PRÓXIMOS ANOS

Numerosos estudos referem que, para ser competitivo, não há forma de contornar a digitalização. Já hoje, o sucesso das empresas do setor alimentar baseia-se no conceito de otimização contínua apoiada pelas TI. A escolha das soluções comprovadas da CSB-System ajuda a contrariar o aumento dos custos dos processos em benefício de uma maior eficiência e em direção à Indústria 4.0. Nos dias de hoje, qualquer empresa é uma empresa de tecnologia, porque a informação nunca foi tão importante. Negligenciar este facto é abdicar de uma componente fundamental para o crescimento e desenvolvimento da sua empresa.

CSB-System SE

CSB-System SE

An Fürthenrode 9-15

52511 Geilenkirchen

Alemanha

pedro.alvares@csb.com
T: 00351 925 259 833 | M: 00351 925 259 833

www.csb.com

Nota de Redação

Artigo publicado na edição n.º 36 da Revista TecnoAlimentar.

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Em alternativa, contacte-nos através dos seguintes contactos:

Telefone 910 641 718

E-mail: redacao@agropress.pt