FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Tecnoalimentar 36 aborda o Desperdício Alimentar

 Na edição n.º 36 da revista Tecnoalimentar, o dossier principal é dedicado ao Desperdício Alimentar.

As atuais tendências de consumo e produção de alimentos são insustentáveis. A crise do desperdício de alimentos atingiu um ponto crítico. De acordo com o Índice de Desperdício de Alimentos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, 923 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados todos os anos. O impacto ambiental do desperdício alimentar é significativo, pois a produção de alimentos que nunca são consumidos leva ao desperdício de recursos naturais, como terra, água e energia. Além disso, quando os alimentos são descartados em aterros sanitários, decompõem-se e liberam gases de efeito estufa, contribuindo para cerca 10% dessas emissões e consequentemente para as mudanças climáticas.

O aumento exponencial da população mundial repercutido no aumento da procura por alimentos, o uso ineficiente de recursos e distribuição de alimentos, o impacto ambiental e as altas taxas de desperdício de alimentos em todas as fases da cadeia alimentar exigem uma rápida transição para práticas mais sustentáveis.

Neste dossier, procura-se chamar a atenção para algumas das preocupações do setor alimentar, que já tem feito grandes esforços numa tentativa da otimização de procedimentos, inovação de formulações e gestão dos seus resíduos. Diferentes bases de dados e estimativas revelam que aproximadamente 30 a 50% dos alimentos destinados ao consumo humano são desperdiçados ao longo da cadeia alimentar. Isto significa que a ineficiência na economia alimentar fará baixar a produtividade, perda de energia e de recursos naturais.

O Dossier conta com os seguintes artigos:

  • Desperdício alimentar: estratégias para a sua minimização
  • Combater o desperdício alimentar é tarefa de todos!
  • Frutos e subprodutos de Actinidia arguta como fonte de compostos bioativos para diferentes indústrias
  • Avaliação do desperdício alimentar no setor dos frescos numa unidade da grande distribuição
  • Desenvolvimento de novos produtos como estratégia de combate ao desperdício alimentar
  • Entrevista a José de Sousa Câmara, professor auxiliar do Departamento de Química da UMa e investigador sénior do Centro de Investigação em Química da Madeira.

Desta edição fazem ainda parte os seguintes artigos:

  • Eficiência energética em instalações frigoríficas: parte 2
  • Avaliação da aplicação dos pré-requisitos de higiene e segurança alimentar em estabelecimentos da restauração
  • Ranicultura: a resposta ao mercado de pernas de rã
  • Setor Bio mostra o seu melhor em Madrid

Para efetuar a assinatura da revista Tecnoalimentar, clique aqui.