FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Soluções sustentáveis para o setor agroindustrial

Rita Pinheiro¹, ², ³ M. Alberta Araújo¹, ², ³ Pedro D. Gaspar⁴, ⁵

¹ Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Instituto Politécnico de Viana do Castelo

² CISAS – Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade, Instituto Politécnico de Viana do Castelo

³ CEB – Centre of Biological Engineering, Universidade do Minho, Braga

⁴ Universidade da Beira Interior, Covilhã

⁵ C-MAST – Centre for Mechanical and Aerospace Science and Technologies, Universidade da Beira Interior, Covilhã

RESUMO

O S4AGRO é um projeto de qualificação das pequenas e médias empresas (PMEs) do setor agroindustrial, nomeadamente no desenvolvimento de estudos em várias temáticas associadas à sustentabilidade dos subsetores da indústria da carne, hortofrutícolas, produtos lácteos e de padaria, nas regiões do Norte, Centro e Alentejo, onde se localiza o maior número destas empresas. Este projeto visa a adoção de soluções inovadoras e sustentáveis, que permitam aumentar a produtividade, eficácia e eficiência ao nível da Indústria 4.0 e economia circular.

Através da sua Escola Superior de Tecnologia e Gestão, o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) integra o consórcio do projeto que visa promover e estudar a sustentabilidade ambiental, a salvaguarda dos recursos, a segurança de processos, e a sustentabilidade económica das empresas do setor agroindustrial. O S4AGRO é desenvolvido em copromoção, onde a Universidade da Beira Interior (UBI) lidera o projeto. Pela utilização dos resultados do projeto, pretende-se tornar as empresas mais competitivas e valorizadas através de boas práticas mais sustentáveis em termos ambientais, económicos e sociais, em mercados mais sofisticados. A segurança dos processos na economia digital é uma atividade desenvolvida neste projeto e que nesta edição da revista é abordado.

CARACTERIZAÇÃO DO SETOR ALIMENTAR EM PORTUGAL

O setor alimentar português, apresenta um elevado potencial competitivo, já que assenta em recursos endógenos diferenciados, quer pelo seu património genético e cultural quer pela sua capacidade de incorporar inovação. Efetivamente, Portugal está dotado de entidades de transferência de tecnologia, instituições de ensino superior, clusters do setor agroalimentar, parques de ciência e tecnologia, incubadoras de empresas e centros tecnológicos, que têm vindo a facilitar a integração da inovação nas pequenas e médias empresas (PMEs) portuguesas na cadeia de valor do setor.

É um setor que tem vindo a ganhar peso, em diferentes vertentes, número de empresas, volume de negócio e número de trabalhadores. Segundo dados do INE (2019), a indústria agroalimentar é a maior indústria portuguesa, com um volume de negócios que ascende a mais 17 mil milhões de euros o que representa aproximadamente 17,8% do total da indústria transformadora. Com um número de empresas próximo das 11 300, esta indústria emprega cerca de 115 mil pessoas, sendo que mais de 80% são microempresas (menos de 10 trabalhadores). 

Continue a ler este artigo na Tecnoalimentar nr.33.