FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Saúde ocupacional e segurança alimentar em indústria alimentar

Texto por: Ana Inês Coelho, Maria da Conceição Fontes, Ana Cláudia Coelho

A saúde ocupacional consiste na promoção de condições laborais que garantam a proteção da saúde e qualidade de vida no trabalho, através da diminuição de condições e fatores de risco. Efetuou-se um estudo transversal e descritivo tendo-se aplicado um questionário a 69 trabalhadores de uma empresa de transformação de carnes do Norte de Portugal, sobre saúde ocupacional e segurança alimentar.

Os resultados demonstraram que, 40,6% dos inquiridos identificaram corretamente o conceito de saúde ocupacional e, destes, 64,3% conheciam formas de prevenção. Relativamente às questões sobre necessidade de formação específica, 46,4% (n=32) respondeu que não necessitava e 26,1% (n=18) responderam que talvez necessitassem de formação específica. Verificou-se que a maioria considerou como temas para a formação específica, higiene alimentar (54,9%) e segurança no trabalho (54,9%).

Os resultados sugerem ser necessário, persistir nas formações, sendo que estas devem ser adaptadas às características sociodemográficas e às funções na área de trabalho da empresa.

Continue a ler este artigo na edição 31 da Revista Tecnoalimentar.