Inovar no consumo do azeite
O presente estudo foi desenvolvido durante a fase de prototipagem de um creme vegetal à base de azeite e funcionalizado com um extrato de bagaço de azeitona, o subproduto maioritário do processamento do azeite. Teve como objetivo desenvolver/melhorar os atributos do produto face ao posicionamento do mercado. Para isso foi desenvolvido e aplicado um questionário constituído maioritariamente por perguntas fechadas. Os resultados deste estudo permitiram aferir e confirmar atributos do produto, sobretudo as características físicas que o consumidor procura num creme vegetal e a intenção de compra. Reforçou também a preferência do consumidor pelo “natural” e alavancou a utilização de subprodutos no desenvolvimento de novos produtos.
M. Antónia Nunes, Joana Lobo, M. Beatriz P.P. Oliveira, Rita C. Alves
REQUIMTE/LAQV, Departamento de Ciências Químicas, Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto
Palavras-chave: bagaço de azeitona, creme vegetal, inquérito, consumidor, subproduto.
Introdução
O azeite é um produto de elevada qualidade nutricional e com benefícios para a saúde. Aquando da produção de azeite são geradas grandes quantidades de subprodutos, nomeadamente bagaço de azeitona. Este subproduto é rico em compostos bioativos, como polifenóis, vitamina E, minerais e fibra, com impacto positivo na saúde humana, mas com efeito prejudicial para o meio ambiente (Nunes et al., 2018).
Tendo em conta o interesse nutricional do bagaço de azeitona e o aumento crescente da sua produção, é fundamental encontrar estratégias de valorização. Assim, foi desenvolvido um creme vegetal barrável à base de azeite com incorporação de um extrato de bagaço de azeitona, produto que se denominou Sprelive e que deu origem a um pedido de patente (PCT/IB2018/060111). Pretende-se, igualmente inovar e diversificar as formas de consumo de azeite.
O presente estudo teve como objetivos compreender o consumidor-alvo do Sprelive e melhorar/desenvolver atributos do produto de forma a alinhá-lo no segmento de mercado da saúde e bem-estar.
Material e métodos
Foi desenvolvido e aplicado um questionário simples (13 questões) aos participantes de um evento gastronómico realizado em 2019 no Porto (Portugal) (n=30). O estudo foi realizado com base numa amostra por conveniência uma vez que se pretendia identificar aspetos críticos para o desenvolvimento do produto.
O questionário foi distribuído aleatoriamente a indivíduos de ambos os géneros que acordaram no seu preenchimento. Sumariamente os pontos do questionário englobaram a caracterização demográfica (género e escalão etário), e questões fechadas relacionadas com i) Hábitos de consumo de azeite, ii) Saúde e alimentação, iii) Mercado de margarinas e cremes vegetais, iv) Sustentabilidade ambiental e v) Avaliação do novo conceito de creme vegetal para barrar à base de azeite e intenção de compra. O questionário incluiu questões de resposta única e questões de resposta múltipla em número não limitado.
De forma a compreender qual o fator decisor preponderante no momento de compra, foi incluída uma questão aberta. A duração média do preenchimento do questionário era de 15 minutos. Para analisar as respostas obtidas foi utilizado o cálculo de frequências absolutas e relativas para as respostas às questões em estudo. Os resultados são apresentados em percentagem (%).
Nota de Redação
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