FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

FUCHS disponibiliza 50.000 euros em patrocínio para 12 projetos sociais em Mannheim

A FUCHS SE, que opera globalmente na indústria de lubrificantes, recebeu a 26 de outubro, o Prémio de Patrocínio FUCHS, pela vigésima quarta vez. Um total de 50.000 euros irá beneficiar uma dúzia de projetos na cidade natal da empresa. Pela primeira vez o patrono é Christian Specht, o novo Presidente da Câmara de Mannheim.

"Nos últimos anos, o Prémio de Patrocínio FUCHS já permitiu a realização de muitos projetos exemplares, por exemplo, para crianças, idosos, migrantes ou pessoas com deficiências físicas ou mentais na nossa cidade", elogia o Presidente da Câmara, Christian Specht, e sublinha: "Considero particularmente interessante a abordagem que se concentra nas associações e iniciativas mais pequenas, nas ideias sustentáveis e nas inovações". De acordo com Stefan Fuchs, Presidente do Conselho Executivo da FUCHS SE, este foco permite um financiamento particularmente bem adaptado às necessidades locais. "Com a seleção dos nossos projetos deste ano, conseguimos abordar um vasto leque de temas atualmente importantes", afirma Fuchs.

Candidataram-se quase 40 associações e iniciativas, das quais 12 foram selecionadas. O montante dos donativos concedidos não é uma indicação da qualidade da iniciativa, mas reflete o montante necessário e solicitado para a realização do projeto.

Este ano, muitas associações e iniciativas candidataram-se pela primeira vez. As crianças e os jovens foram objeto de uma atenção especial. "Consideramos igualmente digno de apoio o trabalho efetuado pelos jovens de Mannheim na manutenção das sepulturas de guerra no cemitério principal. Infelizmente, este tema é mais atual do que nunca nestes tempos de guerra", afirma Stefan Fuchs. Por isso, é ainda mais importante manter viva esta memória. Com a iniciativa da "Volksbund Deutsche Kriegsgräberfürsorge" (Comissão Alemã das Sepulturas de Guerra), os jovens entram em contacto com as sepulturas de guerra e os destinos individuais e podem desenvolver uma compreensão mais profunda da importância da paz e da cultura da memória.

Na seleção dos projetos, foi também dada atenção aos problemas dos idosos que enfrentam doenças ou isolamento, por exemplo, bem como ao trabalho contra a discriminação e às necessidades das pessoas em situação de desvantagem. Mais uma vez, há um prémio especial para um projeto particularmente inovador e um projeto pioneiro de sustentabilidade.

O prémio para o "Projeto do Ano - Sustentabilidade" foi atribuído a "Foodsharing Mannheim - gegen Lebensmittelverschwendung e.V.". Com o objetivo de evitar o desperdício alimentar, a associação criou pontos de distribuição de "fairteiler" em 7 locais de Mannheim. Trata-se de prateleiras acessíveis ao público, muitas vezes 24 horas por dia, onde as pessoas podem depositar e recolher alimentos. Devido à sua popularidade e ao desgaste que provocam, os pontos de distribuição de "fairteiler" precisam de ser regularmente reparados e limpos. O financiamento destina-se a um restauro e a uma atualização completos destes pontos de distribuição.

O prémio para o "Projeto do Ano - Inovação" foi atribuído à "Malteser Hilfsdienst e.V. Mannheim" pela sua iniciativa "Cães de leitura - apoio à leitura com cães para crianças da escola primária em Mannheim". Cerca de um quarto de todos os alunos do quarto ano na Alemanha têm problemas de leitura e não atingem o nível mínimo de compreensão da leitura necessário para criar as bases para a participação na sociedade e para o sucesso na escola e no local de trabalho. Na sequência de uma boa experiência com visitas de equipas treinadas de cães e tratadores a jardins-de-infância, as crianças das escolas primárias em zonas desfavorecidas de Mannheim poderão agora ler em voz alta para cães amigos, um a um, num ambiente descontraído, aumentando o seu sucesso na aprendizagem. O financiamento também financiará o trabalho de relações públicas para encontrar e formar mais equipas de cães e tratadores.

A música para acompanhar a cerimónia de entrega dos prémios deste ano será assegurada por "Piya - Im Duo". A jovem artista, formada na "Popakademie" de Mannheim, faz música "algures entre a chanson, o jazz, o indie e o pop", criando o seu próprio mundo e o seu próprio género.