FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Christeyns debate tema Listeria na Universidade Católica no Porto

Durante o dia 7 de novembro, a Christeyns Portugal, especialista em química aplicada, debateu a "Listeria na Indústria Alimentar", num seminário que aconteceu no auditório de Biotecnologia da Universidade Católica, no Porto.

Christeyns

O evento contou com a presença de responsáveis de diversas entidades, entre as quais a DGAV (Direção Geral de Alimentação e Veterinária), Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Instituto Politécnico de Viana de Castelo, e responsáveis e especialistas da Christeyns-Betelgeux Espanha e Portugal.

Durante o seminário, foram definidos os aspetos mais relevantes a considerar na elaboração de procedimentos de higienização eficazes para a Listeria monocytogenes, tendo sido apresentadas algumas soluções para o controlo dessa bactérica, através da limpeza e desinfeção.

A introduzir o evento esteve o Engenheiro Luís Guerreiro, da Christeyns Portugal, que realçou que «hoje em dia, a listeria é um dos temas mais importantes» e apresentou a entidade.

A ele juntou-se a Professora Isabel Vasconcelos, Diretora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, que também afirmou que «a listeria é um problema atual e crescente, sobretudo nos lacticínios e pequenos ruminantes. É necessário combater o problema, em conjunto com as empresas, criando grupos multidisciplinares que investiguem como mitigar o problema».

Durante todo o dia, os participantes foram agraciados com várias palestras sobre o problema da listeria em si; as estratégias de biocontrolo; a importância dos testes de biofilmes; o problema da listeria na indústria cárnica e láctea; a atuação da DGAV perante a problemática; apresentações de casos práticos, entre outros.

O certame foi encerrado pelo Engenheiro João Fial, também da Christeyns Portugal. A organização do evento contou com o apoio da PortugalFoods.