FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Benefícios e aplicações da robótica colaborativa para o setor alimentar

WeAreCobots, a maior feira virtual de robôs colaborativos do mundo organizada pela Universal Robots, está a acontecer desde o passado dia 16 junho. O evento destina-se a um público europeu, com palestras sobre tendências de automatização, um vasto leque de novidades e demonstrações de produtos em cinco idiomas. Jordi Pelegri, country manager da UR para a Península Ibérica, apresentou uma conferência sobre os benefícios e aplicações da robótica colaborativa para o setor alimentar. 

WeAreCobots

De momento, a Universal Robots conta com cerca de 44 000 cobots instalados em vários cantos do globo. Durante a sua intervenção, Jordi Pelegri começou por evidenciar o facto da robótica colaborativa se revelar, atualmente, enquanto «tendência clara» no âmbito da automação. 

No seguimento, o country manager apresentou as vantagens dos cobots face aos robôs tradicionais, nomeadamente a sua configuração rápida, localização flexível, programação simplificada e o facto de providenciar toda a segurança necessária. Esta linha pensamento vai de encontro ao que Jürgen von Hollen, presidente da Universal Robots, abordou na sessão de abertura do evento, sobre o facto da empresa ter o objetivo de descomplicar a usual tarefa complexa de lidar com este tipo de equipamento. 

Já sobre as caractéristicas da utilização dos cobots na indústria alimentar, Jorgi Pelegri, destacando que:

  • Ocupam menos 50% de espaço que os robôs tradicionais;

  • Proporcionam retorno do investimento em menos de um ano;

  • São possíveis de modular e sem vedação, sendo fáceis de mover e realocar;

  • Configuração rápida de novos blocos ou configurações de programa;

  • Certificação de acordo com a ISO 14644-1, para uso em salas limpas, braço Cat. ISO 5 e controlador Cat. ISO 6;

  • Solução ergonómica, reduz os ferimentos dos trabalhadores e aumenta a produtividade;

  • Capacita os trabalhadores: Desde tarefas repetitivas e de alta carga até operadores e programadores de robôs.

Sobre as especificações técnicas dos cobots da UR, os respetivos têm como carga máxima, incluindo a ferramenta e o produto, 16 kg. Além disso, são desenhados para trabalhar junto a funcionários, promovendo uma colaboração segura. A altura da palete é assegurada até 1,5 metros com o UR10e e 1,2 metros e mais com a ajuda de uma coluna de elevação. Para o trabalho de paletização, os cobots conseguem realizar de 6 a 10 ciclos por minuto e 15 ciclos para o embalamento primário e secundário. Os cobots beneficiam, ainda, de um senor de força, para que o equipamento não saia prejudicado ou danificado. Estão também disponíveis tampas pressurizadas para ambientes condensados, que se encontram aprovadas para alimentos.

Universal Robots

Numa segunda fase, Jorgi Pelegri aproveitou o momento para apresentar alguns case studies de clientes da UR. A Atria Scandinavia etiqueta, embala e paletiza camarão, azeitonas, corações de alcachofra, tomate desidratado, alho e outras especialidades. No momento, a empresa está a beneficiar de robôs facilmente reprogramáveis ​​para a embalagem de diferentes produtos, passando das 6 horas no formato para 20 minutos. Os funcionários são capazes de resolver problemas sem ajuda externa devido à sua simplicidade. O papelão foi reduzido em 25% e há maior flexibilidade no processo. Já na empresa COVAP também foi possível melhorar o rendimento da produção passando de 5 para 8 ciclos por minuto. Poderá saber mais sobre este caso na próxima edição impressa da Tecnoalimentar.

Por último, Jorgi Pelegri apresentou as diferentes formas de como os cobots podem ser utilizados, seja no começo de uma linha de produção, no embalamento, na paletização, na etiquetagem e até na manipulação direta dos alimentos. 

A WeAreCobots apresenta um programa multifacetado composto por 50 palestras ao vivo sobre temas como tendências na automatização industrial e pontos de vista de especialistas internacionais; as vastas possibilidades oferecidas pelo ecossistema de acessórios e periféricos UR+; e formação para tirar o melhor partido dos cobots com os cursos online da Universal Robots Academy. 

Nos mais de 30 stands de exposição virtual, os participantes podem interagir com especialistas da UR e empresas parceiras, participar em demonstrações ao vivo de cobots e aplicações de automação inovadoras nas áreas do embalamento e paletização, lixagem e polimento, atendimento de máquinas e aparafusamento. Todas as apresentações estarão disponíveis em inglês, alemão, francês, espanhol e italiano.

Os interessados ainda podem participar no último dia do evento.