FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Bel Group e WWF e sustentabilidade de produção de queijo

Uma colaboração entre o Grupo Bel e o World Wildlife Fund (WWF) compromete o produtor de queijo francês com um padrão mais elevado de produção sustentável.

queijo

O Global Sustainable Upstream Dairy Charter mantém as marcas dentro do grupo estáveis para responder aos aspectos económicos, sociais e ambientais abordados nos processos de produção de lácteos.

«A responsabilidade da Bel não se limita às nossas atividades», disse Antoine Fiévet, presidente e CEO do Bel Group.

«Estende-se por toda a nossa cadeia de valor, desde a produção até a mesa. A carta global solidifica as parcerias que procuramos desenvolver com os produtores de leite em várias áreas de fornecimento».

A carta define seis áreas principais que o grupo usará como um guia para desenvolver as suas práticas de negócios.

A intenção é atender à procura de um bilião de consumidores no mercado de lanches saudáveis, delineados na sua estratégia de desenvolvimento sustentável até 2025.

A carta pretende empregar modelos agrícolas mais sustentáveis, nos quais 100% dos produtores de leite que fornecem leite à Bel têm acesso a esquemas como formação, contratos de longo prazo e empréstimos.

As preocupações com o bem-estar animal são agora uma prioridade, uma vez que os fornecedores de leite da Bel devem ser certificados por terceiros como estando em conformidade com a Bel Animal Welfare Charter.

O grupo também está a canalizar o fornecimento de leite de vacas criadas a pasto sempre que possível em regiões com tradição pastoril.

Além disso, o grupo agora insistirá em ingredientes sem organismos geneticamente modificados (OGM) como uma fonte local e sustentável de ração animal.

«A soja corresponde a por 60% do desmatamento resultante da importação de matérias-primas agrícolas na Europa», disse Marie Christine Korniloff, vice-diretora de relações comerciais globais do WWF na França.

«Contra esse pano de fundo, o WWF deve apoiar modelos de produção mais sustentáveis, promover alternativas à soja e incentivar o acesso ao pasto para vacas leiteiras. Esses temas estão totalmente sincronizados com a carta global que desenvolvemos com o Grupo Bel».

Redução de gases de efeito de estufa

A Bel acrescentou ainda que está a reduzir sua pegada ambiental, citando uma queda média de 8% nas emissões globais de gases de efeito estufa das explorações das suas redes.

Comentando a iniciativa, Magali Sartre, diretora de comunicação corporativa e responsabilidade social corporativa do Bel Group disse: «a empresa pode desempenhar um papel importante na contribuição para a qualidade de vida das pessoas com as quais construiu laços».

«Isso pode ser conseguido adotando uma abordagem humanista e positiva para o nosso impacto, juntamente com um forte compromisso com a preservação do meio ambiente».

O Bel Group, com sede em Paris, divulgou recentemente os dados financeiros de 2017, nos quais registrou crescimento de vendas de 14%, principalmente como resultado da aquisição do grupo MOM (Mont-Blanc Materne) em 2016.

O MOM Group, que inclui as marcas Pom'Potes e GoGosqueeZ na França e nos EUA, se une ao portfólio de marcas de queijos individuais da Bel, como The Laughing Cow, Kiri, Mini Babybel, Leerdammer e Boursin.

A Bel também revelou declínios no lucro líquido de 15,6%, atribuídos ao aumento dos preços das matérias-primas lácteas.

Fonte: Milkpoint/Dairy Reporter