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Revista TecnoAlimentar

Aqualife, uma aposta pelos frescos

Os sistemas de nebulização Aqualife estimulam especialmente esse interesse pela compra presencial, pois o consumidor pode aproveitar plenamente a experiência de ver o produto exposto em perfeitas condições e muito em parte pela neblina húmida que mantém o nível de humidade relativa no ponto ideal e, consequentemente, toda a sua frescura e valores nutricionais. O consumidor valoriza bastante o cuidado especial com os produtos e o compromisso dos supermercados em oferecer os melhores produtos frescos.

 

Apesar do aumento generalizado das vendas online, em termos de produtos frescos, o consumidor continua a preferir ir à loja para comprar as suas frutas, verduras, carnes e peixe fresco. Inclusivamente a tendência ainda aumentou. Poder ver, escolher, decidir ou alterar as suas preferências em função da observação dos produtos em exposição, marca decididamente o seu interesse, a sua ação e até as suas decisões de compra. A interação, a recomendação do operador, que permite a seleção do mais fresco e mais saudável... Tudo isso promove uma atividade que nos aproxima da normalidade e uma troca mais humana e rica entre o comerciante e o consumidor. Uma experiência de compra mais gratificante, mais saudável e única.

QUALIDADE E TAMBÉM SEGURANÇA

Hoje em dia, consumir produtos frescos, nutritivos, de qualidade e de produtores locais é uma prioridade, mas a segurança alimentar também o é. Muitos consumidores estão cientes de que nunca estarão tão seguros como quando realizam as suas compras em estabelecimento que possuem equipamento de nebulização Aqualife. Esta garantia de segurança (assegurada pela ISO 22000) tem sido um dos fatores que distinguem a Aqualife dos demais concorrentes, pelo facto de estar sempre mais à frente. Através de uma Gestão da Qualidade própria que desenvolve, implementa e mantém o seu sistema de segurança alimentar baseado no HACCP e nos seus próprios procedimentos de controlo microbiológico. Monitorizando e controlando exaustivamente a qualidade e segurança da água nebulizada, e não apenas com um sistema de filtro e desinfeção, mas também assegurando todos os pontos críticos de controlo para garantir um ciclo completo da água purificada.

COMPRAS SUSTENTÁVEIS, VENDAS LUCRATIVAS

A sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente são um fator chave (como em todos os setores) na alimentação. Os equipa­mentos de nebulização Aqualife não só aumentam a rentabilidade dos clientes, mas também facilitam a sua política ambiental. Poupança de energia, redução de gestão de resíduos, entre outros. No departamento de I&D são desenvolvidos sistemas de controlo e monitorização de equipamentos em tempo real que facilitam as tarefas de controlo e manutenção, com aplicações em plataforma informática que reduzem procedimentos tradicionais, consumíveis, deslocações desnecessárias, entre outros. que se consegue obter apenas através da nebulização numa variedade de produtos com estes sistemas. Tudo isso ajuda os clientes a reduzirem significativamente o desperdício de alimentos, apenas porque a sua qualidade e aparência comercial são conservadas por mais tempo, quer seja em câmaras de conservação, quer seja em bancadas de exposição. Um cálculo sobre as percas por desperdícios que se conseguem evitar unicamente pelos sistemas instalados e operados em Espanha indica que em 2020 foram evitadas cerca de 14 000 toneladas de resíduos anuais. Isto no comércio, mas inclusive, o uso destes sistemas faz com que o produto que o comprador leva para casa dure mais tempo fresco no frigorífico, pois os processos de degradação/putrefação são retardados. Em outras circunstâncias ocorreriam no ciclo de armazenamento e exposição em bancada fazendo com que o produto, uma vez em casa, perca rapidamente as suas qualidades organolépticas, como sabor, textura ou cheiro. As embalagens plásticas, especialmente embalagens descartáveis de utilização única, são um desastre ambiental. O consumidor está atento e valoriza positivamente a forma de atuar na hora de escolher uma loja ou supermercado. Sem os sistemas Aqualife, as lojas tentam manter a frescura dos produtos embrulhando-os, embalando-os, mergulhando-os em plásticos, o que para além de prejudicial ao meio ambiente, reduz também significativamente a sua rentabilidade ao abrandar a atividade e aumenta o trabalho das equipas de vendas. Por exemplo, em talhos e charcutarias, envolver desembrulhar, cortar, reembalar, inclusivamente até “aparar” a carne que, por não ter o seu ambiente controlado, vai perdendo gradualamente sua coloração natural e ideal.

COMPROMISSO SOCIAL

A Aqualife aplica políticas de sustentabilidade social, económica, tecnológica e ambiental há mais de 20 anos. Atualmente enquadra inúmeras ações internas nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas) e participa ativamente do Pacto Mundial e no Acordo Verde Europeu. «A sustentabilidade, a preservação do meio ambiente e a preservação de um planeta habitável para nossos filhos é um dos nossos objetivos prioritários. Mas não nos preocupamos apenas com o planeta. Também promovemos internamente boas práticas, igualdade de género e oportunidades. Trabalhamos para ser um ecossistema de pessoas em harmonia, uma equipa coesa e empenhada, uma equipa que se esforça para que o mais fresco chegue a todas as famílias», referem os responsáveis da empresa.

Nota de Redação:

Artigo publicado na edição n.º 28 da Revista TecnoAlimentar.

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