FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

XXV Feira Gastronómica do Porco

Após interregno de dois anos devido à pandemia de Covid-19, que obrigou à suspensão da realização presencial do evento, a XXV Feira Gastronómica do Porco regressa mais forte do que nunca, entre os dias 12 e 15 de janeiro de 2023, e com a qualidade a que habitou os milhares de visitantes.

As portas do Pavilhão Multiusos de Boticas estão abertas para promover os produtos tradicionais do Concelho de Boticas, sobretudo o fumeiro e os derivados do porco, que continuam a ter um lugar de destaque em mais uma edição do certame, proporcionando oportunidades de negócio únicas para aqueles que se dedicam à produção artesanal de fumeiro.

Em 2023, o evento organizado pelo Município de Boticas com o apoio da empresa intermunicipal EHATB - Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso, pretende dar continuidade à divulgação do que de melhor há e se faz neste território, classificado como Património Agrícola Mundial, através da apresentação de produtos de qualidade excecional e com caraterísticas únicas de um concelho rural.

As práticas agrícolas ancestrais e o espírito de comunitarismo têm-se revelado importantes fatores de valorização dos produtos endógenos locais, fazendo da Feira do Porco um dos maiores eventos gastronómicos do Norte do país e tornando-a num importante pilar socioeconómico do Concelho de Boticas.

Nesse sentido, a feira conta com a participação de meia centena de produtores de fumeiro e enchidos que, mais uma vez, são os principais mentores do sucesso do certame e os impulsionadores da preservação dos usos e costumes locais. Além da componente de venda ao público, a feira conta também com três dezenas de stands de produtos alimentares e artesanato.

Aos enchidos, produzidos de forma tradicional e sob um rigoroso controlo de qualidade, juntam-se o Presunto, o Pão Centeio, a Bola e Folar de Carne, Compotas, Mel de Barroso DOP, entre muitos outros produtos.

Durante os quatro dias são esperados mais de 70 mil visitantes oriundos de vários pontos do país, em especial da zona Norte, e da região da Galiza pela proximidade geográfica com Espanha, que têm ao seu dispor cerca de 40 toneladas de fumeiro de qualidade excecional.