FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

XXIV Feira Gastronómica do Porco realiza-se de 13 a 16 de janeiro em Boticas

A XXIV Feira Gastronómica do Porco realiza-se de 13 a 16 de janeiro de 2022, no Pavilhão Multiusos de Boticas, num modelo completamente diferente do habitual, devido ao surto pandémico de Covid-19, mas mantendo a qualidade a que habitou os visitantes.

Os produtos tradicionais do Concelho de Boticas, sobretudo o fumeiro e os derivados do porco, continuam a ter lugar de destaque em mais uma edição do certame, proporcionando oportunidades únicas de negócio àqueles que se dedicam à produção artesanal do fumeiro, com importantes reflexos para a economia local.

Em 2022, o evento organizado pelo Município de Boticas, em parceria com o EHATB – Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso, pretende dar continuidade ao trabalho de promoção e divulgação do que de melhor há e se faz neste território, através da apresentação de produtos de qualidade excecional e com caraterísticas únicas da região do Barroso, classificada como Património Agrícola Mundial.

As práticas agrícolas ancestrais e o espírito de entreajuda têm-se revelado importantes fatores de valorização dos produtos endógenos locais, fazendo da Feira do Porco um dos maiores eventos gastronómicos do norte do país e tornando-a num importante pilar socioeconómico do Concelho de Boticas.

CONCURSO DE MELHOR CHOURIÇA E SALPICÃO

A 24ª edição do certame conta, mais uma vez, com o “Concurso de Melhor Chouriça e Salpicão”, onde são selecionados os melhores exemplares de cada edição da Feira do Porco, com o objetivo de reconhecer, valorizar e fomentar o fabrico artesanal de fumeiro e enchidos.

TASQUINHAS DE SABORES TRADICIONAIS

Feira do Porco de Boticas é sinónimo de boa comida e, como tal, além da oferta disponibilizada pelo setor da restauração um pouco por todo o Concelho, no interior do recinto haverá as habituais tasquinhas tradicionais. No entanto, o acesso será condicionado pelas medidas de segurança impostas pelas Autoridades de Saúde, no âmbito da Covid-19.

FEIRA MANTÉM VENDAS ONLINE

A Feira Gastronómica do Porco conta também com a plataforma de vendas online BoticasTem (www.boticastem.pt), uma inovação implementada na edição de 2021 pelo Município de Boticas em estreita colaboração com a Mais Boticas – Associação Empresarial Botiquense e que veio a revelar-se um sucesso.