FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Washington Post elege vinho Pioneiro da Península de Setúbal como "Escolha do Ano"

O prestigiante jornal norte-americano Washington Post acaba de eleger o vinho Pioneiro, da Península de Setúbal, como “Escolha do Ano”. Produzido pelo produtor Venâncio Costa Lima, este vinho tinto encabeça a lista dos melhores vinhos com a melhor relação qualidade-preço, figurando entre 255 vinhos do mundo provados ao longo do ano de 2021 pelo especialista de vinhos Dave McIntyre.

Na edição de 23 de dezembro do Washington Post, Dave McIntyre destaca a complexidade que o Pioneiro oferece: “Um vinho tinto complexo de $12 de Portugal está no topo da nossa lista das 12 melhores descobertas de 2021. A minha primeira escolha para este ano é realmente pioneira. Provei o blend tinto Pioneiro da Península de Setúbal, Portugal, há apenas algumas semanas e fiquei impressionado com o quão bem os sabores persistiram e se desenvolveram ao longo de vários dias - uma característica que mostra uma qualidade raramente encontrada numa garrafa de US $12… Portugal já não deve surpreender-nos com o valor dos seus vinhos. E, no entanto, este espantou-me com a complexidade que oferece pelo preço. Amora, mirtilo, folha de tabaco … pareciam girar no meu copo logo na primeira noite. O mais impressionante é que os sabores se desenvolveram e se tornaram cada vez mais interligados nos dias seguintes. Setúbal fica no centro de Portugal, a sul de Lisboa, mas este vinho fez-me pensar num Porto não fortificado. Provavelmente não é segredo para os leitores desta coluna que eu adoro vinho do Porto. Este vinho daria uma ótima compra para ser o tinto da casa nos primeiros meses de 2022”.

O Pioneiro é produzido com as castas Castelão, Aragonez e Syrah e é ideal para acompanhar pratos de carne, queijos e até massas.

Este é o quinto ano de publicação da lista das melhores “descobertas” do jornalista Dave McIntyre, que ao longo do ano provou 255 vinhos para o Washington Post.