FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Volume do comércio a retalho cresceu 5% em junho na zona euro face a 2020

Em termos anuais na zona euro, o volume do comércio a retalho aumentou 11,9% para combustíveis automóveis, 6,5% para produtos não alimentares e 1,4% para alimentos, bebidas e tabaco.

mercado

O volume do comércio a retalho registou um aumento de 1,5% na zona euro e de 1,2% na União Europeia (UE) em junh face ao mês de maio, de acordo com os dados do gabinete de estatística da União Europeia, Eurostat, divulgados esta quarta-feira, 4 de agosto,

No mês de maio, o volume do comércio a retalho tinha aumentado 4,1% na zona euro e 4,2% na União Europeia. Já em comparação com junho de 2020, o crescimento foi de 5% na zona euro e 5,3% na União Europeia.

No mês em análise e em comparação com maio de 2021, nos Estados-Membros, o volume do comércio de retalho aumentou 3,8% para os combustíveis automóveis e 3,4% para os produtos não alimentares, tendo diminuído 1,5% nos alimentos, bebidas e tabaco. Na União Europeia, o volume do comércio a retalho aumentou 2,6% para produtos não alimentares e 3,6% para combustíveis automóveis e diminuiu 1,1% para alimentos, bebidas e tabaco.

Entre os Estados-Membros os aumentos mensais mais elevados verificaram-se na Irlanda (+9,4%), Alemanha e Letónia (+4,2%) e Lituânia (+2%). As maiores quebras observaram-se em Malta (-3%), Áustria (-2,7%) e Croácia (-2,6%).

Em termos anuais na zona euro, o volume do comércio a retalho aumentou 11,9% para combustíveis automóveis, 6,5% para produtos não alimentares e 1,4% para alimentos, bebidas e tabaco.

Por sua vez, na União Europeia o volume do comércio a retalho aumentou 11,5% nos combustíveis para automóveis, 7,1% nos produtos não alimentares e 1,7% nos produtos alimentares, bebidas e tabaco.

Entre os Estados-Membros as maiores subidas anuais no total do comércio a retalho registaram-se na Bulgária (22,7%), Lituânia (15,3%) e Eslovénia (12,8%), tendo a única queda sido registada no Luxemburgo (-3,2%).

Fonte: Jornal Económico