FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Utilizadores da Too Good To Go Já salvaram 100 000 refeições

A aplicação que permite ao consumidor ter um papel ativo no combate ao desperdício alimentar atingiu a meta das 100 000 refeições salvas do desperdício, em Portugal.

Too Good To Go

A Too Good To Go, surgiu em Portugal em finais de «utubro de 2019, e conta com uma comunidade de 221.000 utilizadores e 735 parceiros, desde restauração até grandes grupos da indústria alimentar como Auchan, Intermarché, Meu Super, Nestlé e Danone. Que estão todos de parabéns, pois juntos salvaram já 100 000 refeições do desperdício o que equivale a 250 000 kg de CO2e que não foram libertados para a atmosfera, caso essas refeições fossem desperdiçadas - o equivalente a 655 voos de Lisboa-Londres. 

Em linha com este sucesso nacional, estão os números globais da Too Good To Go que num universo de 15 países, já conta com uma comunidade de 23 milhões de utilizadores, mais de 50 mil estabelecimentos que juntos já salvaram cerca de 43 milhões de refeições o que equivale a mais de 107 mil toneladas de CO2

A aplicação da Too Good To Go, em Portugal, também já se apresenta como uma solução recorrente quando se fala em combate ao desperdício alimentar, assumindo-se também como uma empresa que se foca na solução e não no problema. Possibilitando a um marketplace online a oportunidade de revenda e compra de alimentos em perfeitas condições de consumo, que não foram vendidos ou canalizados para outros fins, durante uma janela de oportunidade pré-estabelecida, que se torna agora um pouco mais alargada, permitindo uma segunda oportunidade a alimentos e produtos alimentares que de outra forma seriam desperdiçados. 

Uma economia circular que possibilita uma vantagem para o consumidor, para o ambiente, mas também para o estabelecimento, que encontra nesta solução uma segunda oportunidade de escoar excedente que se iria transformar em desperdício, reduzindo a sua pegada ecológica e optimizando a sua operação -  mesmo que o impacto principal e mais significativo não seja, de todo, o financeiro - dando uma segunda oportunidade aos alimentos.

Mas o consumidor tem também um papel crucial neste processo e foi a sua aderência ao conceito que possibilitou que já fossem salvas 100 000 refeições. Tudo começa com o conceito da Magic Box. O processo para salvar as Magic Boxes, na aplicação, é muito simples e rápido. Basta descarregar a aplicação Too Good To Go, que está disponível de forma gratuita para IOS e Android. De seguida, ver quais os estabelecimentos disponíveis, escolher, seleccionar o número de Magic Boxes que pretende salvar - que varia de estabelecimento para estabelecimento - e recolher. O utilizador deve dirigir-se ao local para efectuar a recolha. O pagamento é feito através da aplicação, e o recibo é gerado na altura da recolha, no local e horário estabelecido e indicado na aplicação, pelo próprio estabelecimento.

A Too Good To Go está positiva, e reforça assim a sua confiança e agradecimento aos seus utilizadores e parceiros, com este marco das 100 000 refeições salvas, que é também um reflexo do aumento de consciência dos Portugueses para a importância do seu papel activo no combate ao desperdício alimentar.

«Estamos muito confiantes na recepção dos portugueses a esta solução. Graças a pequenos actos individuais estamos a contribuir para um esforço colectivo que vai certamente fazer a diferença. Estamos a ganhar um novo respeito pelos alimentos. O impacto positivo é real e esta é a melhor prova de que juntos podemos fazer a diferença na luta contra o desperdício alimentar», afirma Madalena Rugeroni, country manager da Too Good To Go em Portugal.

Em Portugal segundo o PERDA estima-se que por ano, os portugueses deitam para o lixo um milhão de toneladas de alimentos, em média 132 quilos de comida por ano, por pessoa. Sendo que as famílias desperdiçam 324 mil toneladas. Por isso, torna-se ainda mais relevante a actividade e actuação da Too Good To Go em Portugal, pois parte da missão da empresa passa por campanhas de sensibilização focadas no consumidor, alertando para a importância de um consumo consciente e sustentável - dentro e fora de casa.