FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

UTAD Alumni Wine & Cheese Collection na rota da internacionalização

Um quarteto de vinhos e um trio de queijos, nascidos das mãos de antigos alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), compõem a colheita premium da próxima “Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine & Cheese Collection”, agendada para 15 de novembro. Este ano e pela primeira vez, há um vinho e um queijo produzidos além-fronteiras, internacionalizando a marca “Alumni UTAD”.

“Mais do que um evento de referência na academia transmontana, é um reconhecimento e uma valorização do conhecimento científico na área do agroalimentar e do saber-fazer dos nossos antigos estudantes, independentemente de se encontrarem em Portugal ou em qualquer outra parte do globo”, afirma o reitor Emídio Gomes.

Luís Teixeira, Patrícia Peixoto, Daniel Fraga Gomes e Carlos Alves assinam os néctares desta 6ª edição da “Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine & Cheese Collection”, a que se juntam os queijos de cabra, ovelha e vaca produzidos, respetivamente, por Paulo Martins, Inês Vilarinho e Marta Santos.

Colhidas na colina de Bisamberg, na Áustria, as uvas do vinho tinto Alumni 2023 foram combinadas e trabalhadas pelo enólogo Luís Teixeira. Da responsabilidade de Patrícia Peixoto, o vinho branco é proveniente da região do Alentejo, enquanto as uvas do Vinho do Porto nasceram em vinhas ao alto e a seleção das castas tradicionais da região duriense foi feita por Carlos Alves. A história do espumante começou no sopé de um castelo na região do Minho, misturou-se com as opções técnicas de Daniel Fraga Gomes e terminará num flute efervescente. Foi em território espanhol que Paulo Nobre Martins produziu o queijo de cabra. Alice Vilarinho fez nascer o queijo de ovelha em Macedo de Cavaleiros e Marta Santos criou o queijo de vaca em Vila Nova de Famalicão.

Depois de (a)provados estes sabores e estes néctares, os protagonistas desta 6ª edição vão desafiar outros ex-colegas a assumir o mesmo compromisso para a próxima “Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine & Cheese Collection”. A programação do evento inclui, ainda, três workshops dedicados à iniciação de provas vínicas, ao espumante e aos queijos. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.

“Durante a ‘Prova dos Novos - UTAD Alumni Wine & Cheese Collection’, haverá vinhos e queijos que melhor (a)provam a qualidade do ensino e da investigação produzida na UTAD”, conclui o reitor Emídio Gomes.