FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Uniqueijo vence galardão de melhor produtor artesanal do ano nos Prémios da Revista de Vinhos

A Revista de Vinhos distingue a Uniqueijo, União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge, UCRL, que produzem Queijo de São Jorge, como uma das melhores do ano 2021 que, de geração em geração, preserva e promove a autenticidade e qualidade de um produto artesanal único no mundo.

A Uniqueijo esteve em destaque na cerimónia da 25ª edição dos Prémios da Revista de Vinhos, onde conquistou o prestigiado galardão de melhor “Produtor Artesanal do Ano” com o icónico Queijo de São Jorge, produto feito exclusivamente na ilha de São Jorge.

Através de uma emissão especial online difundida no dia 10 de fevereiro, a Revista de Vinhos anunciou a excelência e impacto do trabalho desenvolvido no vinho e na gastronomia de Portugal, ao longo do ano e em diferentes categorias. Como confirmação deste reconhecimento, a Revista de Vinhos destaca a Uniqueijo como prova viva da união e resiliência dos vários produtores de lacticínios da ilha de São Jorge que, de geração em geração, mantêm a sua dedicação e cuidado crescente com a preservação e promoção da elevada qualidade do Queijo de São Jorge, um produto totalmente artesanal único no mundo e criado com a melhor matéria-prima que só a natureza (o clima, a salinidade, a altitude, e as ervas autóctones)  da Ilha de São Jorge oferece. “(…) Um produto com quase 600 anos de evolução, mantendo as caraterísticas específicas que o clima e vegetação das pastagens da ilha determinam, a par do saber artesanal no modo de fazer.”, refere a Redação da Revista de Vinhos. A eleição por parte da Revista de Vinhos, enquanto referência nas revistas de especialidade, apresenta um impacto importante pelo o apoio que é dado ao público em geral, aquando das suas escolhas no momento de decisão e de compra.

“Esta distinção é o reflexo das apostas que temos vindo a desenvolver no negócio e na valorização do queijo produzido em São Jorge. A qualidade do leite e do queijo tem aumentado significativamente, e a dedicação e resiliência dos nossos colaboradores e associados têm sido fundamentais para o crescimento económico da nossa ilha e do arquipélago dos Açores”, afirma António Aguiar, presidente da Uniqueijo. “Esta conquista, de que muito nos orgulhamos, eleva o desejo da LactAçores continuar a acrescentar valor e inovação aos produtos que são fabricados nos Açores, com o objetivo de proporcionar uma experiência inigualável a todos os consumidores”, reforça, José Carlos Serrão, diretor geral da LactAçores.

 A Uniqueijo, que vence o prémio “Produtor Artesanal do Ano” (entre 4 nomeados) juntamente com a LactAçores, União de Cooperativas que comercializa o Queijo de São Jorge e outros lacticínios açorianos, propõe uma verdadeira experiência pela essência da ilha de São Jorge, onde centenas de pessoas contribuem, todos os dias, para a criação de propostas inovadoras e de qualidade superior, inspiradas na tradição e no método artesanal, que elevam e posicionam o Queijo de São Jorge a nível nacional e internacional.

Sobre a Uniqueijo

A União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge, UCRL - UNIQUEIJO, foi criada em 1986, na freguesia de Velas com a integração das seguintes Cooperativas:

  • Cooperativa Agrícola de Lacticínios de Norte Pequeno

  • Cooperativa Agrícola do Norte Grande

  • Cooperativa Agrícola de Leitaria de Santo António

  • Cooperativa Agrícola de Santo Amaro CRL

  • Cooperativa Leitaria de Manadas SA

  • Cooperativa Leitaria da Beira

Mais tarde, em 1991, associou-se a Cooperativa Agrícola de Lacticínios de Rosais, em 2000 associou-se a Finisterra - Cooperativa de Lacticínios do Topo e, por último, em 2007, foi estabelecido um acordo comercial com a Cooperativa dos Lourais. Ainda durante o ano de 1986, foi dado um passo fundamental na produção dos nossos queijos, com a criação da Região Demarcada do Queijo São Jorge e a regulamentação do registo de Denominação de Origem Protegida (DOP) atribuído à marca Queijo São Jorge.

Em novembro de 1991, foi atribuído o estatuto de Entidade Certificadora à Confraria do Queijo São Jorge. As atuais instalações, no Lugar da Beira, em Canadinha Nova, na freguesia de Velas, permitem um controlo constante e extremamente rigoroso dos produtos produzidos com o auxílio dos dois modernos laboratórios que as suportam.

Atualmente, a Uniqueijo agrupa quatro cooperativas: Finisterra, Lourais, Beira e Norte Pequeno, sendo que esta funciona como posto de receção. A Uniqueijo dedica-se à produção, armazenagem, cura e embalamento do tradicional e muito apreciado Queijo São Jorge DOP. Nos dias de hoje, a Uniqueijo recorre às mais modernas tecnologias e métodos de fabrico para a criação de um produto de cariz artesanal, para que a tradição dos queijos seja apreciada no seu esplendor à mesa dos nossos clientes.

Sobre a LactAçores

A LactAçores é a União de Cooperativas que comercializa lacticínios açorianos, produzidos com os mais elevados padrões de exigência, e com um rigoroso sistema de controlo de qualidade e segurança alimentar. É formada pelas três Cooperativas: Unileite (Ilha de São Miguel), Uniqueijo (Ilha de São Jorge) e CALF (Ilha do Faial). Com 18 anos de atividade, comercializa, em exclusivo, os lacticínios produzidos pelas Cooperativas, tais como leite, natas, queijo e manteiga.