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Revista TecnoAlimentar

Um futuro mais saudável e sustentável para as famílias portuguesas é o compromisso da Mimosa

Na semana em que se assinalaram o Ambiente e os Oceanos, a Mimosa deu a conhecer os seus eixos de atuação e apresentou algumas das ações que tem levado a cabo para contribuir para um mundo mais saudável e amigo do ambiente: desde a remoção das palhinhas de plástico em todos os leites de 200ml, à embalagem mais sustentável do leite UHT, ao programa pedagógico "Lanchinho Booom" que abrange anualmente mais de 500 escolas, passando pela doação de leite e iogurtes a instituições de solidariedade social. Iniciativas que revelam a preocupação da marca com a comunidade e, claro, com o ambiente.

Numa era em que se fala de propósito, a Mimosa tem o seu bem claro e cada vez mais presente: cuidar das famílias portuguesas. No entanto, e pela premência da temática da sustentabilidade, a marca foi evoluindo e alargando o conceito de cuidar. Para cuidar das famílias portuguesas é essencial cuidar de todas as dimensões que impactam o seu dia-a-dia e as gerações futuras. É desta forma que se desenha a estratégia de sustentabilidade, alinhada com as metas de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, que garante e pauta a atuação da marca em quatro grandes eixos: o nutricional, o social, o económico e  ambiental.

Assim, no eixo ambiental, a Mimosa tem vindo a promover ações de melhoria incremental, que lhe permitem reduzir a sua pegada ambiental. No que respeita ao plástico, a marca adota a letra R como a promotora dos seus esforços – remover, reduzir, reciclar, redesenhar e reinventar – e até 2030 pretende eliminar o desperdício de plástico, bem como maximizar a utilização de materiais reciclados e tornar as suas embalagens 100% recicláveis, sem comprometer a segurança alimentar e  qualidade dos seus produtos.

Até ao momento, já foram reduzidas 30 toneladas de plástico por ano, com a alteração das embalagens de manteiga e 35% do plástico usado nos packs de 6x1l de leite é reciclado, o que permite poupar 58 toneladas de plástico virgem por ano. Outro dado relevante é a remoção das palhinhas de plástico em todos os leites de 200ml, processo que a Mimosa já havia começado antes da imposição legal do ano de 2021, e que corresponde à eliminação de 50 milhões de palhinhas de plástico e de 6 mil toneladas de plástico por ano. Por sua vez, as alterações nas embalagens de leite UHT possibilitaram uma redução de 868 toneladas de pegada carbónica anual da marca.

Também o processo produtivo da Mimosa está certificado e respeita os princípios do “Bem Estar animal”. O Protocolo Welfare Quality, desenvolvido com a parceria de Institutos, Universidade e especialistas da área, visa integrar o Bem Estar Animal na cadeia de abastecimento e informar o consumidor sobre as condições em que foram criados os animais, garantindo a rastreabilidade do produto e a aplicação rigorosa de medidas e critérios, uniformizados a nível europeu, que garantem que as vacas são bem alimentadas, estão bem alojadas, de boa saúde e com um comportamento adequado, num contexto positivo de relação humano-animal e de estado emocional.

E como cuidar de si e do ambiente deve ser prática desde muito cedo, a Mimosa promove junto das instituições escolares o Programa Educativo "Lanchinho Booom", que, desde o seu início, abrange mais de 1 milhão de crianças em mais de 8.500 escolas por todo o país. Este programa foca-se na importância dos lanches escolares saudáveis e na sua composição e pretende promover a pedagogia alimentar, como forma de combater a obesidade infantil e os maus hábitos alimentares, através de iniciativas de sensibilização dirigidas às crianças, famílias e professores.

Cuidar dos outros, com uma atuação nos eixos social e económico, é outro dos objetivos da Mimosa e, por essa razão, são dinamizadas campanhas de apoio às comunidades onde a marca se insere, seja através da doação de bens alimentares ou não alimentares, do financiamento de projetos, da capacitação das valências do terceiro setor ou de campanhas de sensibilização para problemáticas da sociedade, como o tempo em família ou o combate ao desperdício alimentar. Em 2021, foram doados mais de 1 milhão e 200 mil euros em produto e pecuniário e mais de 1 milhão e 300 mil copos de leite e de 1 milhão e 630 mil copos de iogurte a instituições de solidariedade social, a nível nacional.

Cuidar dos outros, com uma atuação nos eixos social e económico, é outro dos objetivos da Mimosa e, por essa razão, são dinamizadas campanhas de apoio às comunidades onde a marca se insere, seja através da doação de bens alimentares ou não alimentares, do financiamento de projetos, da capacitação das valências do terceiro setor ou de campanhas de sensibilização para problemáticas da sociedade, como o tempo em família ou o combate ao desperdício alimentar. Em 2021, foram doados mais de 1 milhão e 200 mil euros em produto e pecuniário e mais de 1 milhão e 300 mil copos de leite e de 1 milhão e 630 mil copos de iogurte a instituições de solidariedade social, a nível nacional. É também neste eixo que a a Mimosa assume ainda a responsabilidade de promover a origem “Portugal” como um garante da qualidade dos produtos e do saber fazer, dinamizando a economia nacional e local.

Por fim, e não menos importante, o eixo nutricional que se revela cada vez mais uma preocupação para Mimosa. A partir do leite, o CNAM – Centro de Nutrição e Alimentação Mimosa acompanha as tendências e comportamentos do consumidor, procurando desenvolver novas propostas nutricionalmente adequadas, e monitoriza o portfólio de produtos da marca, identificando e implementando melhorias incrementais. Entre 2019 e 2021, a Mimosa já removeu 12,6 milhões de pacotinhos de açúcar dos seus produtos, entre 2019 e 2021, e a promessa é de contínua melhoria dos seus produtos a nível nutricional. 

“Cuidar é o propósito da Mimosa que procura contribuir para a criação de um futuro mais saudável e sustentável para as famílias portuguesas, através da promoção do seu bem-estar, da qualidade nutricional da sua alimentação, com soluções lácteas ajustadas a todas as etapas de vida, e de um estilo de vida responsável. Para tal, assumimos o compromisso de atuar nos eixos ambiental, social, económico e nutricional, reduzindo, por exemplo, o impacto ambiental da nossa atividade, procurando sempre as soluções mais sustentáveis; contribuindo para a edução ambiental e para a literacia nutricional, dotando os consumidores de informação que os habilite a fazer escolhas mais saudáveis e conscientes; e apostando na investigação e na inovação para desenvolver soluções nutricionalmente equilibradas, que respondam aos diferentes estilos de vida e necessidades. É por isto que Mimosa é a marca que cuida das famílias portuguesas, as de hoje e as das gerações futuras”, sublinha José Pedro Silva, Gestor de Marca Mimosa.