FacebookLinkedin

Revista TecnoAlimentar

Transformação e comercialização da carne de caça em Portugal

A Diretora Geral de Alimentação e Veterinária, Susana Guedes Pombo, esteve ontem pela manhã na PEC-Nordeste para assinalar o reinício em Portugal do processo de transformação de carne de caça maior para comercialização.

Este é um dos objetivos consignados no Projeto C3C – Caça: capacitação, competitividade e comunicação, que resulta da parceria entre o Clube Português de Monteiros, a Universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária, a PEC-Nordeste, a Rijofrap Lda e o ICNF I.P., que financia o projeto através do Fundo Florestal Permanente.

Em sessão comemorativa, o Dr. Torres Pereira, Presidente do Clube Português de Monteiros, fez questão de frisar que a primeira carne processada foi oriunda de gamos da Tapada de Mafra e de javalis da Companhia das Lezírias e que se tratou de um passo muito importante para a valorização dos recursos cinegéticos e sustentabilidade do território.

Agradeceu ainda à Profª Madalena Viera Pinto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro por todo o trabalho desenvolvido em prol do projeto, à Drª Susana Guedes Pombo, Diretora Geral de Alimentação e Veterinária, que abraçou este projeto e percecionou desde o primeiro momento a importância do mesmo e o seu alcance estratégico, e ao Dr. Idalino Leão, Administrador-Delegado da PEC Nordeste que, nas suas palavras, percebeu a importância da iniciativa e correu o risco de apostar nela.

Por fim, o Dr. Torres Pereira referiu que, harmonizados os procedimentos entre todos os intervenientes no processo, foram ultrapassados os estrangulamentos que permitiram dar início a uma atividade baseada num recurso e empresas portuguesas e que vai criar valor ao PIB Nacional, um dos objetivos do Projeto C3C.

Fonte: Direção Geral de Alimentação e Veterinária